A Orquestra Filarmônica de Valinhos fará neste domingo o último concerto de sua Temporada 2018, que contará com a participação especial da violoncelista Bianca de Souza solando a peça ‘Variações sobre um tema rococó’, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. A presentação, que acontece no Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos a partir das 11h, terá a regência dividida entre os maestros Isaac Kerr e Renata Ortiz de Villate.

A obra do compositor russo é o grande destaque do repertório. Estreada em 1877 sob a regência de Nikolai Rubinstein, e com e com Wilhelm Fitzenhagen no violoncelo, a peça conta com uma complexa estrutura de 8 composições em ritmos deferente sobre um mesmo pano de fundo, o tema rococó, baseado no estilo artístico de origem francesa no século XVIII. Além dela, outra obra de Tachaikovsky que fará parte do repertório é a famosa Valsa das Flores, do ballet ‘O Quebra Nozes’.

O concerto contará também com obras de Johannes Brahms, Johann Strauss e do ilustre compositor de musicais Andrew Lloyd Webber.

Sobre os maestros

Natural de São Paulo, Isaac Kerr é doutorando em música pela UNICAMP e possui mestrado e bacharelado pela mesma instituição. Desde 2013 Isaac Kerr ocupa o posto de regente principal da Sociedade Filarmônica de Valinhos, em trabalho de formação artística à sonoridade, interpretação musical por estilo e à postura profissional.

Isaac Kerr iniciou seus estudos de regência no Palácio das Artes, MG, com o maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, em pouco tempo tornando seu assistente. No estado de São Paulo, estudou com importantes personalidade da regência coral e orquestral. Isaac Kerr é também pesquisador e seu atual trabalho concentra-se no ciclo operístico de Antônio Carlos Gomes, investigando o comportamento de sua orquestra em atuação com os cantores (orquestração e vocalidade), bem como o posicionamento de Carlos Gomes no panorama da ópera italiana da segunda metade do século XIX. Isaac possui artigos científicos publicados no Brasil e exterior, na maior parte financiados pela FAPESP.

A maestrina e violoncelista Renata Cristina Ortiz de Villate é natural de Campos do Jordao, tendo iniciado seus estudos no instrumento precocemente, tendo se formada no  Conservatório de Música Maestro Fego Camargo de Taubaté, e em Licenciatura em Música na Universidade Metropolitana de Santos. Estudou Regência Orquestral com os Maestros Enaldo de Oliveira, Jean Reis e Wendell Kettle, participando da Classe de Regência Orquestral no festival de Música nas Montanhas em Poços de Caldas (2004 e 2014), Festival Internacional Cello Encounter no Rio de Janeiro (2006, 2007, 2008 e 2010), e Festival de Inverno Campos do Jordao (como ouvinte na Classe de Regência Orquestral – 2013).

Já teve sob sua batuta renomados solistas nacionais e internacionais tais como o violoncelista americano Lars Hoefs, o violinista Daniel Guedes, o violinista Paulo Paschoal, entre outros. Em novembro de 2015 viajou a Trujillo – Peru como Regente convidada pela Secretaria da Educação do citado país para reger a Orquestra Sinfônica do Festival no “IV Encontro Internacional de Orquestras Sinfônicas 2015”. Idealizou e fundou a Orquestra Filarmônica Jovem de Campos do Jordão, e atualmente é maestrina da Orquestra Pro – Cultura de Vinhedo/SP e da Orquestra Jovem do Colégio Visconde de Porto Seguro – Valinhos/SP.

Serviço

Orquestra Filarmônica de Valinhos – Concerto de Encerramento da Temporada 2018
Regentes: Isaac Kerr e Renata Ortiz de Villate
Solista convidada: Bianca de Souza
Local: Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos – Rua Ângelo Schiavinatto, 59, Valinhos/SP
Data e horário: 18 de novembro, domingo, às 11h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15,00 (meia ou antecipado)
As vendas antecipadas estão sendo feitas através do site www.filarmonicadevalinhos.com.br, ou na loja Foto Parodi, na Rua Treze de Maio, 147, Centro, Valinhos/SP
Repertório:
Variações sobre um tema Rococó | P.I. Tchaikovsky
Valsa das Flores | P.I. Tchaikovsky
Danças Húngaras nº 4 e 6 | J. Brahms
Symphonic Reflections | Andrew Lloyd Webber
Radetsky March | J. Strauss

 

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome