Cerca de 8 mil pessoas devem visitar o Cemitério Municipal São João Batista, em Valinhos, no próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, segundo a Administração do Cemitério. No local há 9,5 mil sepulturas. Para maior tranquilidade dos visitantes, os portões serão abertos às 6h e as visitas podem ser feitas até 18h.

Ao longo desta semana, uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços realizou uma grande operação para deixar o cemitério em ordem para receber as famílias que irão prestar homenagens aos seus entre queridos.

Para aqueles que tiverem dificuldades em encontrar as sepulturas, é só procurar a Administração do Cemitério, que funcionará neste feriado das 7h às 17h. Basta indicar o nome completo do ente falecido que o sistema irá indicar pontualmente onde a sepultura está localizada.

Em relação à segurança e ao trânsito no entorno e na área interna do Cemitério São João Batista, foi solicitado reforço para a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e para a Secretaria de Mobilidade Urbana. Sendo assim, no feriado haverá mais Guardas Civis Municipais (GCM) e fiscais de trânsito para orientar e dar mais segurança aos motoristas e pedestres.

O comércio ambulante também não será permitido nas imediações do Cemitério. Fiscais da Fazenda estarão autuando aqueles que estiverem irregulares. Só os cadastrados poderão atuar.

Missas

Quatro missas serão celebradas na Capela da Ressurreição do cemitério. A primeira será celebrada às 7 horas pelo Padre Dalmírio Amaral, da Paróquia de São Sebastião.  Às 9 horas a celebração será do padre Maurício Inácio da Silva da Paróquia DE São Cristóvão.  O padre Alessandro Tavares da Paróquia Nossa Senhora das Graças, celebra a missa das 15 horas e a última missa, às 17 horas será celebrada pelo padre Rogério Cancian, da Paróquia Beato José de Anchieta.

Dengue

A Administração do Cemitério orienta aos visitantes que, para prevenir e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypt, causador da dengue, que as pessoas que evitem o uso de flores naturais e vasos que acumulem água. Outra orientação é para que retirem plásticos que envolvam flores e vasos e perfurem as jardineiras e vasos fixos.

Cemitério recebeu importantes melhorias

Desde o início da gestão do prefeito Orestes Previtale, a Secretaria de Obras e Serviços, responsável pela administração do Cemitério São João Batista realizou importante obras visando a melhoria interna das quadras, acessos e sepulturas. Dentre ela, o muro do entorno do cemitério foi totalmente cercado com consertina (um tipo de arame farpado), visando a redução do número de roubos que no passado aconteciam com frequência e após essa medida houve considerável queda.

As obras da nova quadra, que terá 93 novas sepulturas de acordo com a Secretaria de Obras serão suficientes para atender a demanda atual do município.

Outra importante ação adotada, visando criar mais espaço para sepultamento foi a retomada da concessão das sepulturas que se encontram em estado de abandono ou ruina. De acordo com a Administração do Cemitério, é considerado estado de abandono a sepultura sobre a qual a família não realizou a construção de nenhuma carneira, deixando a mesma na terra.

Através de um prévio levantamento foi constatado que existem hoje no Cemitério 295 sepulturas neste estado. Antes da concessão destas sepulturas, a Prefeitura publica um edital de chamamento – dando prazo para a família ou responsável comparecer ao cemitério e tentar regularizar a situação, do contrário a mesma é revogada. Não havendo procura no prazo estipulado, as mesmas passam por processos de concessão através da publicação de novo edital.

A Administração do Cemitério alerta para que as famílias que possuam sepulturas nessas condições compareçam ao local para regularizar a situação.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome