Por João Bissoto

O inverno está chegando e as ondas de frio cada vez mais frequentes. Nessa época ocorre a transição das doenças de calor para as de frio.

Teve início a temporada de gripes e resfriados!!

Agora, existe muita confusão com os termos e não é incomum observarmos o uso inadequado dos mesmos, o que causa alguns problemas de entendimento com impacto em decisões sobre sua saúde. Vamos esclarecer de uma vez por todas.

Se você está com o nariz escorrendo, tosse e dor de cabeça, com febre baixa ou mesmo sem febre, às vezes com dor de garganta, isso é RESFRIADO. Essa doença é causada por muitos tipos de vírus e por isso existe uma variação de como o paciente se sente. Não existe gravidade nenhuma e ela passa sozinha, mesmo sem remédio, em torno de uma semana, podendo deixar uma tosse mais alguns dias.

Se você, por outro lado, está com dor no corpo, febre alta, sem vontade de fazer nada (diferente de sem vontade de trabalhar ok?), geralmente com algum grau de insuficiência respiratória (falta de ar), isso deve ser GRIPE. Essa doença é causada pelo grupo de vírus Influenza e é uma doença grave, que pode levar a morte por pneumonia e insuficiência respiratória grave. É essa a doença que vacinamos todo ano! Por isso, se você começou com nariz escorrendo, tosse e dor de cabeça depois que tomou a vacina, não tem  nada a ver com a vacinação. A VACINA NÃO CAUSA GRIPE.

A importância de vacinar a população alvo tem relação com evitar desfechos graves como pneumonia e morte causados pelo vírus Influenza. Por isso vacinem-se! Esse ano abrimos a vacinação para a população geral porque não atingimos a meta das populações alvo (ficamos em torno de 70%), o que pode ter um impacto significativo na epidemia de uma doença grave. Sobraram milhões de vacinas e agora quem quiser pode ir a um posto de saúde e se vacinar, mesmo que não esteja no grupo alvo.

Falando de medicina chinesa, que é minha especialidade, a acupuntura trata muito bem os sintomas de resfriado, com melhora significativa após uma sessão. Eu mesmo fiquei resfriado semana passada e com uma sessão por um colega já saí bem. Quando pensamos em gripe, existe uma fitoterapia chinesa que é comparável em efeito ao medicamento que usamos nos hospitais, que chama Tamiflu. Mas nesse caso se faz necessário uma avaliação médica adequada. Por isso a importância do médico acupunturiatra.

João Bissoto é médico acupunturiatra formado pela UNIFESP, atua como plantonista em hospitais da região e em consultório próprio. Se você tem dúvidas ou sugestão de temas para a coluna, entre em contato pelo e-mail joaobissoto@gmail.com.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome