A Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos estão realizando um trabalho de inteligência para otimizar recursos, unir os efetivos e ampliar a capacidade de patrulhamento e repressão à criminalidade na cidade.

As duas corporações estão utilizando os dados sobre os crimes praticados no Município, disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), para fazer um mapeamento apontando os locais com maior incidência de roubos, furtos e roubos/furtos de veículos.

Com essas informações em mãos, PM e GCM passaram a definir estratégias de patrulhamento específicas para distribuir de forma inteligente os efetivos, evitando, por exemplo, que duas viaturas patrulhem, sem necessidade a mesma região ao mesmo tempo.

“Com o uso da inteligência podemos otimizar nossos recursos e conseguimos dar uma atenção maior ao trabalho realizado para inibir a criminalidade na cidade”, disse o coronel Carlos Roberto Prestes, secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania.

Segundo ele, essa nova forma de trabalho já está em funcionamento nesta semana. “Precisamos ressaltar a parceria e a integração com a PM, especialmente por conta do apoio da capitã Lucimara Godoy, que está sempre disposta a colaborar com as ações da Prefeitura”, afirmou.

Além disso, com os dados e a ação integrada, PM e GCM podem atuar de forma mais eficaz em determinados pontos da cidade onde os registros de crimes são mais comuns. “Por questões de estratégia não podemos divulgar detalhes dessas ações, mas estamos agindo de forma intensa em alguns pontos que foram mapeados como geradores de maior número de ocorrências”, disse o superintendente da GCM, Israel Andreolli.

Para o mapeamento, a cidade foi dividida em quatro zonas que passam a ser monitoradas ou pela PM ou pela GCM, de acordo com a necessidade de cada momento.

Reuniões semanais do comando da PM e da GCM na cidade vão avaliar o trabalho e definir novas estratégias a partir dos resultados apresentados. “Dessa forma seguimos trabalhando de forma sistemática pela evolução da segurança pública em nossa cidade”, disse Prestes.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome