Expectativa é que Instituto consiga realizar até 500 análises por dia a partir da próxima semana.

O Instituto Butantan começou a fazer os testes do coronavírus na sexta-feira (3). O Instituto aguardava há uma semana a certificação para iniciar os diagnósticos. O laboratório foi homologado pelo Instituto Adolfo Lutz, que é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde.

Na quinta-feira (2), o diretor do Butantan, Dimas Tadeu Covas, assumiu o comando da plataforma de laboratórios de diagnóstico de coronavírus, criada pelo governo do estado para dar agilidade aos trabalhos e ampliar a rede de laboratórios credenciada.

Para conseguir zerar a fila de exames que aguardam análise e liberar os resultados em até 48 horas, o coordenados disse que irá aumentar o número de funcionários do Adolfo Lutz, que passará a funcionar 24 horas por dia.

“Eu considero que a questão dos exames é um não problema. Nós temos que fazer o sistema funcionar, automatizar, por isso que estão sendo comprados equipamentos e reagentes. O prazo máximo que se espera para esses exames é de 24 a 48 horas, no máximo. Não podemos ter exames represados porque eles refletem em tempo real a evolução da epidemia. Essa é a meta. É automatização com saída direta dos resultados para o sistema. Não temos motivo para ficar atrasando uma parte importantíssima do combate à epidemia.”

Fonte: G1 / Veja a matéria completa aqui: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/03/instituto-butantan-comeca-a-fazer-testes-do-coronavirus-nesta-sexta-feira.ghtml

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome