Movimento lança abaixo-assinado e questiona a entrega da administração do cemitério à iniciativa privada 

Após os vereadores aprovarem, em primeira discussão, a proposta de “privatização” do cemitério apresentada pelo Prefeito Orestes Previtale (PMDB), um movimento organizado na internet passou a questionar a concessão deste serviço público e lançou um abaixo-assinado digital.

Além de apontarem o exemplo de como a população foi prejudicada em outras cidades brasileiras após a “privatização” dos cemitérios, o movimento questiona também a contradição do vereador Gilberto Borges, Giba (PMDB), que em 2015 votou contra a mesma proposta apresentada pelo então Prefeito Clayton Machado (PSDB):

“Vereador #Giba em 2015 durante proposta da gestão Clayton: “O cidadão não pode permanecer ao dispor de um empresário cobrando quanto bem entende por um serviço que é de interesse público” Mas, agora com Orestes Previtale votou a FAVOR. Quais interesses que produzem essas mudanças?”, diz o texto.

O próprio Prefeito Orestes, quando era vereador, votou contra o projeto:

“POR QUE MUDOU? QUANDO ERA CLAYTON O Orestes Previtale ERA CONTRA. QUAIS INTERESSES ESTÃO EM JOGO?”, dispara o movimento.

Os vereadores Alécio Cau (PDT) e Dalva Berto (PMDB) apresentaram emendas ao projeto original reduzindo o prazo da concessão de 30 para 10 anos e destacando a obrigatoriedade de “atendimento à demanda de sepultamento através do plano de expansão” e “concessão de obra pública para verticalização do sistema”.

Segunda discussão deve ocorrer nesta terça-feira (27)

A sessão da Câmara de Vereadores marcada para esta terça-feira deve realizar a segunda discussão do projeto que necessita de 12 votos para a sua aprovação.

Na primeira discussão, assim votaram os vereadores:

A favor: Aldemar Veiga, Alécio Cau, Mônica Morandi, Roberson Salame, Henrique Conti, César Rocha, Dalva Berto, Edson Secafim, Rodrigo Tolói, Kiko Beloni, Giba, Luiz Mayr.

Contra: André Amaral, Rodrigo Popó, Mauro Penido e Franklin.

Acesse o abaixo-assinado: Prefeito Municipal de Valinhos, Orestes Previtale Junior, Mais Taxas Nem Morto

Leia também:
Vereadores aprovam em primeira discussão a “privatização” do cemitério
Orestes quer “privatizar” o cemitério, depois de votar contra em 2015
Pé de Figo debate: a “privatização” do cemitério

1 Comentário

  1. Como valinhense de muito orgulho tenho de dizer que é inacreditável como a Prefeitura de Valinhos procura se livrar de suas obrigações para com nossa cidade! Em prol do que? Como proprietário de uma das lápides tenho de dize que, tal ato se torna uma ofensa e uma afronta às pessoas que como eu não terão condições financeiras para financiar mais taxas a favor da municipalidade! Talvez os vereadores que votaram a favor de tal disparate, possam pagar essa conta com seus altos salários. Por que não se preocupam com o asfalto de nossos bairros que esta em péssimas condições e que sempre foi de péssima qualidade? Qualquer cidade do interior especialmente na região de Dois Córregos, da qual conheço muito bem tem um asfalto de qualidade excelente que, nos faz dizer que temos estradas com pedras e buracos nada alem disso. Acredito que a Administração de nossa cidade e a vereança estão buscando nada além de mais arrecadação para seus caprichos econômicos. Lamento de um valinhense cansado de tanta irresponsabilidade, descaso e indiferença a manutenção de todos os setores da cidade. Estamos uma verdadeira sucata!

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome