Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano foi acompanhada por munícipes. Foto: Fabio Cerqueira

A reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano – CMDU realizada na manhã desta quarta-feira (30), na Sala Ivan Fleury Meirelles da Prefeitura Municipal, foi acompanhada por cerca de vinte e cinco munícipes.

O CMDU é presidido pela Secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Maria Silvia Previtale, e tem na sua composição representantes das seguintes entidades da sociedade civil: APAE, Instituto Esperança, Santa Casa, Circulo de Amigos dos Patrulheiros, Esporte Clube Castelo, Associação dos Engenheiros e Associação dos Empresários de Valinhos.

Na reunião  foi apresentado aos membros do CMDU o relatório elaborado pela GEO Brasilis, empresa contratada pela Prefeitura de Valinhos para encaminhar a discussão e elaboração do Plano Diretor.

Israel Scupenaro (MDB) foi o único vereador presente na reunião do CMDU, que contou ainda com a participação da Associação de Preservação Histórica de Valinhos, do Conselho de Patrimônio Histórico, Movimento Mobiliza Plano Diretor, Grupo Nossa Valinhos, PSOL e PT.

Movimento Mobiliza Plano Diretor

Os ativistas do Movimento Mobiliza Plano Diretor entregaram aos representantes da entidade que integram o CMDU um documento ressaltando que esperam deles uma posição “que tragam paras as decisões os princípios da administração pública contidos na Constituição Federal (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).”

O documento solicita ainda “que dentro do processo de revisão do Plano Diretor do Município, os anseios da população sejam atendidos”.

O Movimento acompanhou as oito oficinas setoriais organizadas pela empresa GEO Brasilis em que os munícipes apresentaram suas principais preocupações para o desenvolvimento da cidade nos próximos 10 anos e, conforme pode ser verificado no gráfico abaixo, destacam-se as questões referentes ao meio ambiente, políticas públicas, planejamento e mobilidade urbanos.

Arte: Movimento Mobiliza Plano Diretor

A discussão da revisão do Plano Diretor entra em sua fase decisiva a partir do mês de fevereiro de 2019 e deve estar concluída no mês de abril quando o Prefeito Orestes Previtale (PSB) enviará a proposta para a Câmara de Vereadores a fim de ser debatida e votada.

Clique AQUI para ter acesso aos documentos oficiais do Plano Diretor 2019.

AQUI para saber mais sobre o Movimento Mobiliza Plano Diretor.

1 Comentário

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome