Em discussão a preservação da Serra dos Cocais

O Movimento Mobiliza Plano Diretor Valinhos, que acompanha o processo de elaboração do Novo Plano Diretor do município, publica informação sobre a importante reunião desta segunda-feira, 18, às 19h, na Prefeitura de Valinhos, quando serão apresentados estudos sobre a regulamentação da APA – Área de Preservação Ambiental Serra dos Cocais.

Veja abaixo:

“APA – Área de Preservação Ambiental Serra dos Cocais- Valinhos

Hoje, segunda-feira 18/03 as 19h, na sala Ivan Fleury, Prefeitura de Valinhos, acontecerá a segunda reunião aberta ao público para estudos do Plano de Manejo da APA Serra dos Cocais.

O modelo de trabalho adotado pela prefeitura, composto pela Secretaria do Meio Ambiente e a empresa contratada Geo Brasílis, trará para essa segunda reunião a apresentação de um diagnóstico ambiental prévio da área demarcada da APA e também reserva um espaço para oficina participativa popular. Contribuições com dados e informações técnicas da área poderão ser encaminhadas e protocoladas na oficina.

O Movimento Mobiliza sensibiliza para a extrema importância da participação de moradores da área que são os bairros: Alpinas, São Bento, Pq. Valinhos, Nova Suíça II, Região dos Lagos e demais fazendas que abrangem a demarcação da APA. Serão eles os maiores impactados pelas mudanças que virão com a nova legislação de uso e ocupação do solo, característicos de uma unidade de conservação ambiental.

É preciso uma grande interação entre a população local e demais habitantes da cidade, pois inicialmente deverão ser abordados temas relevantes como: reconhecimento do local, identificação do território com suas características geológicas, fauna e flora, formato de seu uso atual pelos que hoje ocupam a área, a contribuição do ecossistema com a cidade e região e legislações municipais, estaduais e federais que regem o território. Somente após essa fase de diagnósticos é que o município poderá planejar o modelo dessa nova unidade de conservação ambiental.
Um longo trabalho que a população e dirigentes públicos de Valinhos terão pela frente.

Precisamos da participação de todos. ”

Movimento Mobiliza Plano Diretor Valinhos

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome