-publicidade-

No próximo dia 22, os valinhenses receberão um presente iluminado de Natal. Uma locomotiva, com destino a Jundiaí, sairá de Campinas e passará por Valinhos com luzes e cores de Natal.  A locomotiva é a 7202, que partiu no sábado da cidade de São José do Rio Preto, com dois vagões históricos, finalizará o roteiro em Jundiaí no dia 22.

Nesse período o trem vai passar por 25 cidades de São Paulo, como parte da programação do projeto Natal nos Trilhos, da empresa Rumo Logística, responsável pelo trecho ferroviário que corta Valinhos.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Rumo, as poucas locomotivas do modelo especial GE C30-7A foram usadas nos anos 1990 para transportar produtos agrícolas ao litoral paulista. Das sete unidades existentes, apenas uma pode ser incorporada ao acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a número 7202, restaurada em parceria com a Rumo.

O projeto Natal nos Trilhos surgiu em 2017, com a passagem das locomotivas iluminadas em uma série de iniciativas de responsabilidade socioambiental da Companhia. Entre ações de voluntariado envolvendo colaboradores, reciclagem de materiais, visitas a instituições carentes e apresentações culturais, a passagem de trens iluminados levou luz e cor a milhares de pessoas.

Atualização: a foto de capa é meramente ilustrativa, este é o modelo da locomotiva que passará por Valinhos.

A Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) irá manter os internautas valinhenses informados sobre o horário de saída da locomotiva de Campinas e o horário previsto para passar por Valinhos através de seu site. Quem tiver interesse é só acessar http://www.historiavalinhos.com.br/Eventos.aspx.

Segurança

Para que todos possam assistir à passagem da locomotiva em segurança, a Rumo chama a atenção para alguns cuidados essenciais:

Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;

Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;

Escolha um local seguro para registrar suas imagens;

Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;

E lembre-se: o Natal é a celebração da vida. Se não for seguro, não faça!

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome