Uma operação da Polícia Federal iniciada na manhã desta quarta-feira, (31) em quinze cidades brasileiras, chegou a Vinhedo.
Batizada de RockCity, a investida faz parte da 62ª fase da Operação Lava Jato. Cerca de 120 Policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão nas cidades.
Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba-PR. Esta nova etapa mira o pagamento de propinas disfarçadas de doações eleitorais.
A investigação apura relação com as atividades do Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, responsável por viabilizar os pagamentos ilícitos do grupo “de forma profissional e sofisticada”, para evitar o rastreamento dos valores e a descoberta dos crimes pelas autoridades de persecução penal.
A suspeita é de que offshores relacionadas ao Grupo Odebrecht realizavam – no exterior – transferências de valores para offshores do Grupo investigado, o qual disponibilizava dinheiro em espécie no Brasil para realização de doações eleitorais.
A informação da Polícia Federal é que um executivo da Odebrecht afirmou, em delação premiada, que utilizou o Grupo Petrópolis para realizar doações de campanha eleitoral para políticos de outubro de 2008 a junho de 2014. Estas doações resultaram em uma dívida de R$ 120 milhões da Odebrecht com a cervejaria. Em contrapartida, a Odebrecht investia em negócios do grupo.
Os investigadores apontam ainda que um dos investigados usou o programa de repatriação de recursos de 2017 para trazer ao Brasil, de forma ilegal, R$ 1,4 bilhão que foram obtidos por meio do esquema.
O nome da operação remete ao nome à tradução para o inglês de Cidade de Pedra, significado em português das palavras gregas que remetem ao grupo investigado.
A Polícia Federal não informou o local e o nome do empresário preso em Vinhedo, entretanto, segundo fontes não oficiais, o mesmo possui empresas também no município e foi detido por volta das 7 horas da manhã e, segundo a Polícia Federal, em sua mansão foi encontrada grande quantidade de dinheiro.
FONTE: Jornal Folha Notícias