Objetivo do movimento é promover o intercâmbio da cultura com outras cidades através de artistas convidados. As obras estarão expostas no Museu João do Monte, em Valinhos

Para o mês de junho, o movimento coletivo Ocupe.Arte preparou uma nova exposição que reunirá o conceito 10+1. Intitulada de “celebrAÇÃO” a mostra reunirá 10 artistas valinhenses e uma artista convidada, de Vinhedo. A abertura será na sexta-feira,dia28, às 19h30 e a mostra ficará exposta no sábado e domingo, dias 29 e 30, das 10 às 17 horas.

Ao todo a exposição conta com 11 obras, passeando por fotografias, pintura, esculturas em cerâmica, colagem e desenhos. O objetivo do coletivo é principalmente dar a devida visibilidade aos artistas valinhenses,promover o intercâmbio da cultura com outras cidades através de uma participação especial e também dar oportunidade às pessoas para conhecer o Museu João do Monte, local escolhido para sediar a exposição que há bastante tempo está fechado. O nome da exposição surgiu em homenagem ao importante legado deixado pelo falecido artista João do Monte.

“Para mim se trata de um lugar especial, foi lá onde fiz minha primeira exposição, em 1994. Acho que o museu é um tesouro cultural em nossa cidade, tanto do ponto de vista arquitetônico, como também do acervo que guarda. Infelizmente, principalmente por falta de apoio, o museu não está aberto à visitação há bastante tempo, inclusive há muita gente na cidade que não conhece o lugar”, afirmou o artista plástico e idealizador do Ocupe.Arte, Genivaldo Amorim.

· Os artistas de Valinhos que participam são: CécileLelu, Fatima Putnoki, Jacinta Do Monte, João do Monte, Má Âmbar, Marcel Pazinatto, Melissa Costa, Monique Di Loreto, Paulo Rezende, Rose Luguer e Selma Denardi.

· Artista convidada de Vinhedo: SorinaMalack.

Além das 11 obras dos artistas valinhenses e da artista convidada, o público poderá conferir as obras do próprio João do Monte e de sua filha Jacinta do Monte quecuida atualmente do Museu e das obras de seu pai. “Fico muito contente em disponibilizar o espaço, é um sonho da família ver o local sendo visitado”, comentou Jacinta.

MUSEU JOÃO DO MONTE

O museu foi inaugurado em 1990, primeiramente intitulado como Galeria de Arte João do Monte, e depois do seu falecimento, em 1996, passou a se chamar Museu João do Monte. No ano que vem o museu completará 30 anos. Ele fica na Rua Rui Barbosa, 130, Próximo a Praça Brasil 500 Anos, em Valinhos.

SOBRE O OCUPE.ARTE

O movimento coletivo Ocupe.Arte, criado em janeiro de 2017, com o objetivo de levantar a questão da falta de espaços expositivos na cidade, já produziu diversas ações culturais no município como a mais recente edição do Salvem Nossos Figos e o Álbum de Figurinhas dos Artistas de Valinhos, ambos exibidos pela EPTV Campinas, afiliada a Rede Globo. Além desses o movimento promoveu eventos como o Ocupe.Arte: Oca Tatto, exposições como a Passagem II Passantes, no túnel que liga a Vila Santana ao Centro de Valinhos e “ELAS” realizada no Salão Paroquial. O Ocupe.Arte esteve presente também durante o final de 2017 e todo o ano de 2018 com a “Coluna do Ocupe.Arte” no Jornal de Valinhos, onde apresentou um artista valinhense a cada edição do periódico.

Para incentivar os projetos do Ocupe.Arte os valinhenses podem ajudar o movimento coletivo para realizar essa e outras ações culturais através do financiamento coletivo “PADRIM” acessando o site padrim.com.br/ocupearte e escolher o valor com o qual gostaria de contribuir. As cotas iniciam em R$ 5 e podem chegar até R$ 100, e a pessoa receberá uma recompensa, que vai desde a

possibilidade de ter acesso a eventos fechados, como visitas aos ateliês, sorteio de objetos artísticos e experiências como tomar um delicioso café com os artistas da cidade.

ARTISTA CONVIDADA

Sorina Malack nasceu em Campinas e mora na cidade de Vinhedo. A artista de 25 anos, descobriu a colagem em 2008, em uma aula de Pintura do Espaço Cultural de Vinhedo. Desde de então a técnica de colagem se tornou sua principal pesquisa estética e seus trabalhos mesclam o visionário com as paródias da vida real. Em 2009, Sorina começou a frequentar grupos de estudos e oficinas pelo PROAC (Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo) a fim de pesquisar sua poética, utilizando a colagem analógica como plataforma principal de expressão. Em 2017, a artista foi convidada para participar do coletivo Sociedade de Colagem Analógica Brasileira.

Sorina se formou em Artes Visuais em 2018, na Rede de EducaçãoClaretiano, em Campinas. A artista trabalha como artista visual independente e como agente cultural. “Estou muito feliz em ter oportunidade em interagir com o Ocupe.Arte, coletivo que já admiro muito por projetos de arte-ação na cidade de Valinhos, espero trocar experiências e poder agregar para a cena da cidade”, comentou Sorina.

SERVIÇO

Exposição: “celebrAÇÃO”

Abertura: Dia 28 de junho – Sexta-Feira

Horário: Às 19h30

Local: Museu João do Monte – Rua Rui Barbosa, 130, Jardim Primavera.

Visitação: Dias 29 e 30 de junho, das 10 às 17 horas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome