Guia do Artista Visual, livro organizado por Cristina Tejo

Bate-papo com secretária da cultura do MS, vídeo com escultora e muito mais na semana do Ocupe.Arte: Conexões

O Ocupe.Arte: Conexões, iniciativa independente de incentivo à cultura da RMC, continua suas atividades na semana de 19 a 25 de abril de forma online devido à quarentena. O material é gratuito e fica disponível nas plataformas do projeto. 

Na terça-feira, 21, o quinto episódio da série #euartista foi ao ar com a escultora Ruth Michelin, que fala de seu processo de produção e apresenta suas obras.

Logo na quarta-feira (22) o 9° bate-papo da série “Falando de Arte” apresentou Melissa Tamaciro, secretária de cultura de Campo Grande, Mato Grosso. O bate papo tem o tema “A cultura como princípio fundamental de transformação da sociedade”.

Quinta-feira, 23, a ilustradora Melissa Costa é tema do sexto capítulo da série #euartista. Melissa fala sobre a mensagem por trás de suas obras e seus processos criativos.

Já na sexta-feira (24), acontece a divulgação do livro Guia do Artista Visual, organizado por Cristina Tejo, é divulgado. Elaborado por uma equipe de profissionais do setor de artes visuais, a obra discute políticas públicas, planos de  negócios, questões jurídicas, entre outros temas pertinentes aos profissionais dessa área. 

O material pode ser encontrado no site do projeto, as lives são realizadas no Facebook e ficam disponíveis no canal do youtube

Sobre o Ocupe.Arte

Idealizado por Tomás Cajueiro, fotógrafo e gestor cultural, e Genivaldo Amorim, artista visual e curador, o Ocupe.arte começou em janeiro de 2017 com uma exposição coletiva que reuniu 25 artistas em um imóvel emprestado por um casal de empresários da cidade. Entusiastas e profissionais da arte, Tomás e Genivaldo realizaram o evento como um grande alerta para a falta de espaços públicos adequados para exposições na cidade. 

Com do sucesso da exposição e percebendo que havia uma demanda grande por arte em Valinhos, Tomás e Genivaldo, então, continuaram o projeto artístico sob o selo “Ocupe.Arte”. Em março de 2019, um projeto que foi muito impulsionado nas mídias e redes sociais teve início: um álbum de figurinhas, ao estilos dos álbuns da Copa do Mundo, com os artistas valinhenses. 200 figurinhas, de 50 artistas, eram trocadas pela população todo final de semana, em praças públicas. 

A ideia tinha um objetivo, estreitar os laços entre os artistas da cidade e o público, carente de cultura em uma cidade sem museu, mas serviu para fortalecer ligações sociais.. O objetivo de Tomás e Genivaldo, aliás, com o “Ocupe.Arte” é, além de incentivar a produção e consumo de cultura em Valinhos, e, agora em Vinhedo, render conexões. 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome