O livro conta a história de uma Fada do Dente que adora tecnologia.

Odontopediatras usam a tecnologia como aliada para incentivar as crianças a cuidarem melhor da saúde bucal

Eles publicaram um livro sobre uma nova Fada do Dente que também ganhou um perfil no Instagram para que as crianças possam interagir com ela

Já imaginou poder se comunicar com a Fada do Dente e ainda ajudá-la a combater a cárie de todas as crianças? Pois é exatamente esta a proposta dos odontopediatras Daniela Carvalho França e Marcone Oliveira, que acabaram de lançar o livro A Fada do Dente Moderninha. A personagem, conhecida por cuidar dos dentinhos de leite, ganhou uma versão tecnológica e um perfil no Instagram para interagir diretamente com a garotada, se tornando uma aliada dos pais na saúde bucal.

O livro conta a história de uma Fada do Dente que adora tecnologia. Ela supervisiona os dentinhos das crianças através de um celular mágico, que só se mantém carregado com a energia que as crianças geram ao escovarem os dentes. “Todos os poderes dela dependem da escovação dos dentes das crianças. Então, os pais podem contar a história para elas e filmá-las ou fotografá-las fazendo isso para mandar para a Fadinha. Daí, é só publicar a foto no Instagram com a #afadadodentemoderninha para ser compartilhada no perfil da Fada. É uma maneira de deixar este momento mais divertido. Além disso, a criança acaba tendo um canal direto com a Fada”, explica Daniela, que é especialista e mestre em Odontopediatria pela SLMandic Campinas.

Para facilitar, o livro tem um QR Code que leva automaticamente para o perfil da Fada no Instagram.

“Este livro, na verdade, é um projeto muito maior. Queremos que todas as crianças tenham acesso a informações seguras sobre saúde bucal, de uma maneira lúdica. Por isso, o Instagram da Fada do Dente Moderninha terá todas as dicas do livro e muito mais. Nosso objetivo é espalhar o conceito e a importância da prevenção para todos”, afirma Marcone, que também é especialista e mestre em Odontopediatria pela SLMandic Campinas.

A importância do cuidado com a higiene bucal desde cedo

Segundo o odontopediatra, é muito importante que a criança cuide da higiene bucal desde cedo e que isso se torne um hábito. “A escovação pode – e deve – ser mais divertida. O incentivo e o exemplo dos pais são fundamentais nesse processo. Vamos todos escovar os dentes para manter carregado o celular mágico e a fadinha continuar forte com seus poderes para juntos combatermos os monstrinhos da cárie?”, brinca Marcone.

Já que o objetivo do livro é incentivar as crianças a escovarem os dentes, então é bom saber como isso deve ser feito. De acordo com os especialistas, é necessário escovar os dentes após as principais refeições e antes de dormir. “A escovação antes de dormir é a mais importante de todas, então precisa caprichar ainda mais. Também é importante utilizar o fio dental diariamente”, destaca Daniela. A escovação deve ser feita assim que nasce o primeiro dentinho e sempre com pasta de dente com flúor a partir de 1100 ppm. “Os pais precisam ficar atentos à quantidade ideal de pasta. Para crianças com até três anos, o equivalente a um grão de arroz. Acima desta idade, o equivalente a um grão de ervilha”, orienta. “E, claro, a escovação deve ser supervisionada e, de preferência, complementada por um adulto”, reforça a odontopediatra.

SERVIÇO:

Livro A Fada do Dente Moderninha

Autores: Daniela Carvalho França e Marcone de Oliveira

Ilustrações: Jota Cabral

Editora: Scortecci

Valor: R$ 35,00 (não inclui a pelúcia)

Instagram: @afadadodentemoderninha

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome