DAEV, Prefeitura de Valinhos e Consórcio PCJ avaliam projeto de piscinões 

 Proposta contribui para evitar cheias e alimentar o lençol freático  no período de seca

Na última quinta – feira (7) o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) recebeu os representantes do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Consórcio PCJ, para continuar as tratativas sobre os piscinões ecológicos, projeto que apresenta soluções para períodos de enchentes e secas.

Para o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, “o resultado da reunião foi muito positivo. Nós montamos um plano de trabalho com os técnicos da Prefeitura de Valinhos e do DAEV que vão trabalhar em conjunto com o PCJ para colocar em prática a proposta de drenagem urbana”, disse Medeiros.

As mudanças climáticas estão intensificando a ocorrência de eventos hidrológicos extremos (enchentes e secas). Entre as ações foram citadas a implantação de bacias de retenção em área rural e piscinões ecológicos na área urbana (tais ações funcionam como um reservatório provisório que retém a água durante o período de chuva para evitar enchentes).

“Vamos estreitar relações com o Consórcio PCJ, o DAEV e a Prefeitura de Valinhos para buscar novos investimentos que diminuam os estragos causados por pelas chuvas aqui no município”, disse o prefeito Orestes Previtale.

“Estamos aqui para somar esforços e, juntamente com Valinhos, procurar soluções para oferecer maior qualidade de vida para a cidade”, afirma o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias PCJ, Francisco Lahóz. Segundo ele, é com a sustentabilidade que se combate as enchentes e, ao mesmo tempo, recarrega os lençóis freáticos. “Além dos benefícios para a população e o meio ambiente, é uma oportunidade também para gerar empregos”, comenta Lahóz.

A reunião aconteceu na Prefeitura, e estavam presentes o prefeito Orestes Previtale, a vice-prefeita Laís Helena, o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, a equipe técnica do DAEV, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias PCJ, Francisco Lahóz, secretários e diretores da Prefeitura Municipal de Valinhos.

“Vamos estreitar relações com o Consórcio PCJ, o DAEV e a Prefeitura de Valinhos para buscar novos investimentos que diminuam os estragos causados por pelas chuvas aqui no município”, disse o prefeito Orestes Previtale.

Fonte: Imprensa Daev

 




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome