A Prefeitura de Valinhos inicia hoje a abertura para a participação popular no processo de revisão do Plano Diretor.
A revisão do Plano Diretor deve ser efetuada a cada dez anos e, em Valinhos, está atrasado há quatro anos, já que deveria ter acontecido em 2014.
Movimento Mobiliza Plano Diretor denuncia manobra da Prefeitura
O Movimento Mobiliza Plano Diretor Valinhos, composto por ativista e entidades da sociedade civil, foi criado para acompanhar os trabalhos e incentivar a participação da população nas discussões.
Segundo o Movimento, “em mais uma manobra com intuito de enfraquecer os movimentos sociais e a mobilização para a participação da comunidade na revisão do Plano Diretor Municipal, a Prefeitura de Valinhos muda o cronograma das datas e locais das reuniões.
O Estatuto da Cidade, Lei Federal nº10.257/2001, art.40 é claro: A participação Popular deve acontecer em todos os processos dos trabalhos, desde a elaboração do plano de trabalho, passando pelas reuniões setoriais, audiências públicas e culminando com a apresentação do Projeto de Lei ao Legislativo.”
Fonte Sônia, Serra dos Cocais, Região dos Lagos
A exemplo do que já ocorreu em 2015, quando o governo do prefeito Clayton Machado (PSDB) realizou discussões sobre o Plano Diretor, um dos pontos de maior interesse para a cidade é o do Setor 5, área que abrange a região da Fonte Sônia, Serra dos Cocais e Região dos Lagos.
A audiência pública para o Setor 5 acontece nesta segunda-feira (20) às 18 horas, na EMEB Vice-Prefeito Antonio Mamoni, na Rua Vitório Baron, 156, no Jardim das Figueiras.
Mobilização de comissionados
Segundo informação obtida pelo Pé de Figo junto ao Movimento Mobiliza Plano Diretor, o governo de Orestes Previtale (PSB) teria mobilizado a participação de cerca de 150 comissionados para a reunião do Jardim das Figueiras e mais 90 para o evento do Bairro do Country Club.
Além da reunião no Jardim das Figueiras, acontecem ainda nesta segunda-feira (20) os encontros do Setor no Parque Portugal e Setor 2 no São Bento.
GEO Brasilis é a empresa contratada pela Prefeitura
Segundo a empresa GEO Brasilis, contratada pela Prefeitura para promover a revisão do Plano Diretor, as reuniões terão os seguintes procedimentos:
- A GEO Brasilis expõe o que é o Plano Diretor e a importância da participação popular;
- Dinâmica em grupos para levantamento de propostas;
- Manifestação individual dos participantes;
- Manifestação individual ou coletiva por escrito.
[…] Plano Diretor: futuro da Serra dos Cocais começa a ser decidido hoje […]