Foto: Ricardo Lima/ Correio Popular

A Prefeita Lucimara (PSD) foi destaque do Correio Popular, edição deste sábado (3). Numa entrevista anunciada em manchete na primeira página daquele jornal de Campinas, a Prefeita disse que o município precisa perder o estigma de cidade dormitório.

Sem citar o Plano Diretor, que é o instrumento de legislação que definirá que rumo Valinhos vai escolher para mais uma década, a entrevista é uma sequência de boas intenções. A postura da chefe do executivo valinhense na discussão da revisão do Plano Diretor será a prova de quanto o seu governo se empenhará – e de que forma – na real aplicação deste discurso, sobretudo na contenção da especulativa expansão urbana.

Tonetti diz que fica feliz com o “empenho em fazer o correto e o melhor para Valinhos”, coisa que ele vem alertando há mais de 10 anos.

O arquiteto e urbanista Alexandre Tonetti afirma que alerta há mais de 10 anos que o desenvolvimento econômico de Valinhos tem que ter uma ação ampliada na busca da implantação de cluster empresariais (relações entre empresas).

“Fico feliz em ver que a prefeita Lucimara está empenhada em fazer o correto e o melhor para Valinhos. Desde 2008 venho alertando sobre a necessidade do desenvolvimento econômico de nosso município ter sua matriz ampliada e comportar o turismo em suas várias faces (culturais, ambientais e agrícola), cluster empresariais, sobretudo tecnológico e a sustentabilidade ambiental. Vejo inclusive que o estudo comparativo que fiz e apresentei relacionando o desempenho econômico e de arrecadação com Vinhedo foi considerado. Desejo muito sucesso para a prefeita Lucimara e sua equipe”, afirma Alexandre Tonetti.

O vereador Marcelo Yoshida (PT) aponta contradição

O Mandato Coletivo DiverCidade, através do vereador Marcelo Yoshida (PT), considera que se a Prefeita quer realmente que Valinhos deixe de ser uma cidade dormitório, ela precisa agir na revisão do Plano Diretor para garantir isso.

“Existe uma incongruência no que ela diz na entrevista e sobre o que está sendo elaborado e foi apresentado pelo Plano Diretor. Se ela quer realmente que Valinhos deixe de ser uma cidade dormitório, o Plano diretor precisa ser revisto em diversos pontos, especialmente aqueles que vão permitir o parcelamento de áreas e a urbanização de áreas da zona rural (Serra dos Cocais e Macuco)

Movimento Mobiliza Plano Diretor: Plano Diretor participativo é o caminho, e a Prefeita não abre o debate com os Conselhos Municipais e Associação de Bairro.

O Movimento Mobiliza Plano Diretor, grupo da sociedade civil que acompanha a condução da proposta de revisão do Plano Diretor desde o seu início, aponta lacunas no discurso da Prefeita durante os três primeiros meses de sua gestão.

“Estamos ainda na discussão do Plano Diretor, base para qualquer iniciativa de desenvolvimento econômico sustentável, e a Prefeita não abre debate com os Conselhos Municipais e com as Associações de Bairro. O Plano Diretor participativo é o caminho para o debate que vai decidir para onde Valinhos deve ir. É necessário estudos que concluam se há vantagens no crescimento do município ou se há necessidade de correções em tudo que fazemos, da forma que fazemos. E há que se considerar que substituir internet via rádio por internet via fibra ótica não resolve a questão que ela citou sobre a interface entre as diversas áreas da administração. Isso se resolve com sistemas, programas.” (Antonio Carlos Panunto)

“Como é esperado, não se encontra nenhuma preocupação em relação ao patrimônio humano (servidores) que sustenta a administração pública. Área da saúde e educação por exemplo. Não vai ser surpresa nenhuma se na proposta de revisão do Plano Diretor, que ela deve enviar, também esse tema não ser contemplado.” (Valéria Lopes)

“Se contradiz também (a prefeita) quando diz que não quer uma cidade dormitório e não fala uma virgula sobre agricultura familiar, e não executa a verba federal que poderia ajudar os agricultores locais e alimentar os estudantes.” (Juliano Fujita)

Vereador Thiago Samasso e o ex-prefeito Clayton Machado.

O Pé de Figo buscou, ainda, a opinião do vereador Thiago Samasso (PSD) e ele afirmou que retornaria assim que possível. O ex-prefeito Clayton Machado também foi contatado e respondeu dizendo que ainda não leu a entrevista da Prefeita.

Veja aqui a entrevista completa da Prefeita: https://correio.rac.com.br/_conteudo/2021/04/campinas_e_rmc/1081427-valinhos-busca-crescimento-e-emancipacao-economica.html

1 Comentário

  1. A coisa é simples – Proibir por 30 anos aprovação de novo condomínios e loteamentos fechados. incentivar e criar caminhos para loteamentos populares ( 120,00m2 ) no máximo. Deixa de ouvir o ecologista e ambientalista de apartamento. Ouvir essas pessoas que sonham com a casa própria. Essas pessoas que tem que ser ouvidas. não aqueles que falam de uma realidade que não vivem. Tem mulher casada tendo que se prostituir para pagar aluguel. uma vergonha para Valinhos – cheio de riquinhos de fora. Enquanto nossos trabalhadores – os que realmente fazem nossa riquezas. Só podem entrar nesses condomínios para trabalhar. Somos guiados por meia dúzia de especuladores imobiliário. Ta mais que na hora Sra Prefeita de dar um basta nisso. Ja sei – iram talar – eo o Plano Direito ? . Se esse Plano esta todo errado . Melhor mudar o Plano , Não a vida de nosso povo.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome