A Secretaria de Mobilidade Urbana de Valinhos promove hoje (6) mais uma operação para apreensão de veículos abandonados em vias públicas, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Três automóveis serão recolhidos para uma área da Prefeitura, no bairro Ortizes. A primeria apreensão aconteceu no fim do mês passado, quando um carro foi recolhido. Segundo a Secretaria, há cerca de 40 veículos inservíveis abandonados em áreas públicas de Valinhos.

Os automóveis são considerados abandonados quando estão há mais de 60 dias estacionados em áreas e vias públicas. Depois desse período, eles recebem um adesivo de advertência para que o proprietário faça o recolhimento em até 15 dias. Caso isso não ocorra, os carros são apreendidos.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, entre 30 e 40 veículos já foram adesivados e começaram a ser apreendidos. Após a apreensão, os proprietários ainda têm mais 60 dias para solicitar a devolução do automóvel (parágrafo 328 do CTB), mediante o pagamento de multas e custos de estadia sob a guarda da Prefeitura. Se o veículo não for retirado dentro do prazo, poderá ser levado a leilão.

-publicidade-

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Haddad Andrino, a operação é amparada em duas leis municipais, 8.373 e 8.378, de 2013, que apontam risco à saúde pública e poluição ambiental. “Essa operação vai ocorrer regularmente para que possamos retirar das ruas veículos que já não têm mais utilidade para seus donos. É uma medida de proteção ao ambiente”, comentou.

Os proprietários podem tirar dúvidas e ter acesso a mais informações pelo telefone (19) 3871-5857, ramal 14, na Secretaria de Mobilidade Urbana.
Fonte: PMV

1 Comentário

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome