Secretário anterior, Danilo Sorroce (PSDB), rebate e afirma que o atual secretário soma nove anos à frente da Secretaria da Educação.
Após a repercussão da matéria sobre a posição de Valinhos no ranking nacional do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) em 2017, o Pé de Figo procurou a Prefeitura para saber o que o governo Orestes Previtale (MDB) tem a dizer a respeito.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o município subiu 234 posições e saltou da 1.294ª posição entre as mais de 5,5 mil cidades do País, em 2015, para a 1.060ª colocação neste ano. A média geral do Brasil foi de 4,5. O município aparece no grupo das 46% das cidades brasileiras que obtiveram melhora em seu rendimento na Educação entre os anos de 2015 e 2017. Outras 16% das cidades ficaram estagnadas, enquanto 38% apresentaram queda.
Ainda segundo a resposta da assessoria do Prefeito, o posicionamento inferior ao de algumas cidades da RMC é fruto de uma gestão ineficaz que foi desenvolvida por muitos anos seguidos na cidade na Educação.

Zeno Ruedell, atual secretário de Educação de Valinhos, ressalta que os resultados estão surgindo e que a Administração tem a preocupação de promover uma educação de qualidade. “Trabalhamos um tripé. Precisamos de uma estrutura física. Os alunos ainda têm que ter o material didático completo, não apenas um livro. E os professores precisam da formação continuada para ficar sempre atualizados. Estamos implantando um plano de trabalho desde a creche até o ensino fundamental”, afirma.
Zeno já ocupou a Secretaria de Educação anteriormente, no governo do Prefeito Marcos José da Silva (MDB), no período de 2004 a 2012.
Através de sua assessoria de imprensa, o Prefeito Orestes Previtale (MDB) disse:“Esse estudo revela que, apesar das dificuldades, estamos conseguindo evoluir na Educação em nossa cidade. Claro que ainda há muito a ser feito, mas nos próximos anos certamente vamos conseguir elevar ainda mais a qualidade do ensino para as nossas crianças. A Educação é um dos pilares do nosso governo e vamos seguir melhorando”.

Danilo Sorroce (PSDB), secretário anterior, rebate
Leia também:
Valinhos é 1060º e Vinhedo 32º no ranking de oportunidades educacionais