A Prefeitura de Valinhos, através do Departamento de Comunicação, emitiu nota para negar que o município participe da chamada “indústria da multa”, conforme noticiado por um programa da Rádio Bandeirantes.

A nota afirma que a empresa citada na reportagem (Cobrasin) opera em Valinhos apenas o processamento das multas e dos recursos apresentados e fora contratada na gestão anterior, em 2016.

Segundo a prefeitura, embora a Cobrasin faça o processamento das multas, ela não tem nenhum vínculo com as empresas Shempo e Engebras, estas sim responsáveis pelo sistema de fiscalização por radares.

Veja a nota da assessoria de imprensa da Prefeitura de Valinhos:

A empresa Cobrasin não possui qualquer gestão sobre o sistema de fiscalização eletrônica de vias instalado em Valinhos.

A Cobrasin opera apenas o processamento das multas e dos recursos apresentados pelos motoristas na cidade. A empresa recebe os dados das autuações e simplesmente emite os documentos que são enviados para os infratores.

Além disso, o funcionário da empresa Cobrasin que deu a entrevista para uma emissora de rádio trabalha em Limeira e não possui nenhuma ligação com o trabalho que a empresa realiza em Valinhos.

A operação do sistema de fiscalização com radares é feita pelo consórcio Valinhos Vias, que é composto pelas empresas Shempo e Engebras, sem qualquer vínculo com a Cobrasin.

A contratação da Cobrasin pela Prefeitura de Valinhos ocorreu em 2016, na gestão anterior.

A Prefeitura salienta ainda que todo o processo de implantação e gestão do sistema de fiscalização eletrônica das vias de Valinhos foi feito com transparência e embasado em estudos técnicos. Não há a menor possibilidade de interferência externa nesse sistema.

Por fim, a Prefeitura reafirma que o objetivo principal do sistema de fiscalização eletrônica é aumentar a segurança dos motoristas e pedestres nas ruas e avenidas da cidade, evitando acidentes causados por excesso de velocidade ou demais formas de desrespeito às leis de trânsito.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome