O Coletivo de Professores de Valinhos publicou na tarde desta sexta-feira (25) uma nova Carta Aberta á Comunidade Valinhense, tratando da questão das aulas online nas escolas de Valinhos.

Carta Aberta dos professores à comunidade valinhense

Nós, professoras e professores das escolas municipais, integrantes do coletivo de professores de Valinhos, vimos por meio desta carta explicar à população valinhense nossa situação em relação ao ensino remoto.

Desde o ano passado, estamos seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Educação em relação ao ensino remoto. Essas orientações e as ações delas decorrentes têm se limitado à entrega de atividades impressas e de atividades enviadas aos alunos por meio da plataforma EDUCADIGITAL.

Desde então, temos observado a limitada eficácia desse tipo de ensino. Por orientações das escolas ou por iniciativa pessoal, nós adotamos algumas estratégias como grupos de WhatsApp e os plantões de dúvidas, mesmo sem atingir a todos os alunos, já que não lhes foi oferecido, até o momento, acesso à internet.

Tais ações foram realizadas pensando nos alunos e na melhoria do nosso trabalho oferecido à comunidade. Em momento algum, nos recusamos a ampliar nossa frente de trabalho, ou a nos adaptar às novas tecnologias para que o ensino remoto fosse possível. No entanto, para que possamos realizar o ensino online, precisamos de recursos.

Muitas de nossas escolas não têm acesso amplo à internet e a velocidade é insuficiente até mesmo para atividades cotidianas como acessar vídeos. Os computadores disponíveis em nossas escolas estão ultrapassados e sem manutenção. Não temos, infelizmente, as condições materiais que precisaríamos para trabalhar de maneira online, com a devida qualidade.

Outro fator preocupante é o fato de significativa porcentagem de nossas crianças e jovens não terem acesso à internet, e por isso não poderão participar do ensino online, sendo, assim, excluídos. Os alunos são e sempre serão nosso objetivo. Sem o acesso de todos eles, como garantir o direito constitucional à educação?

Em 15 meses de pandemia, apenas agora a SME (Secretaria Municipal de Educação)se manifestou sobre a possibilidade de ensino online e não realizou nenhuma conversa, direcionamento pedagógico com os professores ou capacitação. O Conselho Municipal de Educação fez vários apontamentos sobre as adequações necessárias nas escolas para implantar o ensino online.

Já em 2020, destacou a necessidade da aquisição e distribuição de chips e dispositivos para as crianças, por parte da Prefeitura de Valinhos, mas apenas em junho de 2021 essa questão foi pauta da Secretaria da Educação. Nós estamos aflitos com a situação da educação pública municipal de Valinhos, agravada ainda pelos casos de Covid-19 que têm proliferado na cidade, afetando alunos e familiares, professores e demais trabalhadores da educação.

Esperamos que esta carta aberta esclareça aos pais o que, de fato, está acontecendo na rede municipal em relação às aulas remotas. Nós, professores, somos parceiros das famílias na educação de seus filhos. Estamos abertos ao diálogo para debater as melhores condições e oferecermos um ensino de qualidade na nossa cidade. No entanto, conforme explicitado, há aspectos que não dependem dos professores e gestores, mas da Secretaria da Educação e do próprio município.

Não somos contra as aulas online, mas sim, contra a precarização da educação, que afeta nossas condições de trabalho, além de prejudicar a educação de nossas crianças, adolescentes e jovens.

Vamos lutar juntas e juntos por uma educação efetiva e de qualidade para Valinhos, com acesso para TODAS E TODOS.

Coletivo de professores de Valinhos

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome