Professores de Vinhedo, divulgaram na última semana uma Carta Aberta intitulada “Em defesa da vida e da educação pública na pandemia“.
Assinado pelo “Coletivo dos Professores de Vinhedo em Defesa da Educação Pública”, o manifesto indica posição contrária ao retorno às aulas presenciais na cidade, no momento em que o pais caminha para atingir a triste marca de 100 mil mortos pela Covid-19.
Para os professores, o prefeito Jaime Cruz (PSDB) estabeleceu a retomada de atividades nas escolas municipais de Vinhedo contrariando autoridades sanitárias e sem justificativa pedagógica. “É preciso que as autoridades educacionais sigam à risca a orientação de que “O momento de reabertura das escolas deve ser orientado por análises epidemiológicas que indiquem redução contínua de novos casos de Covid-19 e redução da transmissão comunitária da doença” (FIOCRUZ, “Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas no contexto da Covid-19”, julho de 2020)”, diz o manifesto.
A Carta Aberta denuncia ainda que “Sem evidências de controle satisfatório da doença, a circulação de pessoas desencadeada pela retomada, ainda que parcial, de atividades escolares presenciais, contribui para a disseminação do vírus, levando a mais infectados, doentes e mortes.”
Você pode acessar a íntegra da publicação aqui: Em defesa da vida e da educação pública na pandemia.

