Juliano Fujita fala no lançamento do projeto Agroecologia no Circuito das Frutas

Minha primeira coluna aqui no Pé de Figo Agroecologia será de apresentação do Projeto Agroecologia no Circuito das Frutas e nossas primeiras iniciativas. Esta coluna será um espaço de divulgação das propriedades, dos produtos e serviços de nossa região, na área agrícola.

Irei também trazer dicas e informações sobre a certificação participativa orgânica, sobre a transição de propriedades da agricultura convencional para a agricultura agroecológica e iniciativas de redução de uso dos agrotóxicos, como prevê a Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos (PNARA).

O Projeto Agroecologia no Circuito das Frutas, em parceria com a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC) e a Central de Cooperativas Unisol Brasil tem realizado um conjunto de parcerias em nossa região, como o Instituto Pluricidade, o Centro de Formação e Lazer (CEFOL), o Sindicato dos Químicos Unificados, a Rede Livres e o Portal Pé de Figo. Mais recentemente, dialogou também com iniciativas da Embrapa Territorial.



Nosso principal objetivo é desenvolver ações de assessoria técnica rural junto aos agricultores e agricultoras familiares no Circuito das Frutas, com foco no desenvolvimento e melhoria de seus produtos in natura e beneficiados. Com ênfase na produção e certificação orgânica e da agroecologia. Estratégias de redução do uso de agrotóxico (PNARA).

Nossas ações serão focadas em:

  • Levantamento de informações técnicas sobre a agricultura familiar no Circuito das Frutas;
  • Mapeamento dos agricultoras(es) familiares;
  • Mapeamento dos produtos in natura e beneficiados da agricultura familiar no Circuito das Frutas;
  • Desenvolvimento de ações de assessoria técnica rural, com ênfase as práticas de transição orgânica, agroecológica e de estratégias de agregação de valor;
  • Desenvolvimento de parcerias e novas oportunidades para a divulgação dos produtos e de comercialização;
  • Acompanhamento dos Grupos participantes do Sistema Participativo de Garantia – ANC;
  • Desenvolvimento do Catálogo de Produtos da Agricultura Familiar no Circuito das Frutas.

Em nosso primeiro mês já realizamos 15 visitas a propriedades rurais e também diversas reuniões com parceiros já consolidados e novos parceiros, como a Embrapa Territorial.

Participamos também das reuniões na Câmara de Vereadores de Valinhos sobre a regulamentação da Área de Proteção Ambiental Serra dos Cocais e acompanhamos com bastante tristeza o incêndio do dia 29 de julho, que se iniciou no pé da serra dos cocais e atingiu diversas áreas. Por coincidência, o incêndio se iniciou em uma área que tem solicitação de loteamento para fazer condomínios.



Estamos também contribuindo com o Movimento Mobiliza Plano Diretor Valinhos visando estimular a participação da sociedade civil nessa importante discussão que irá definir os rumos e as estratégias de desenvolvimento de nossa cidade. Por isso, dia 07 de agosto tivemos uma Aula Pública sobre Plano Diretor e Participação Cidadã.

Em nossa próxima coluna esperem novidades sobre a agricultura familiar e a produção orgânica em nossa região.

Juliano Fujita – Técnico Agropecuário, Coordenador do Projeto Agroecologia no Circuito das Frutas e assessor técnica da UNISOL Brasil e da ANC (Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região)

2 Comentários

  1. Parabéns Juliano Fujita pelo excelente trabalho ! A população de Valinhos precisa dessa iniciativa . Aumentar a produção orgânica e trazer alimentos livres de pesticida nos tornarão mais saudáveis com certeza e a contaminação dos rios e nascentes diminuirá com certeza.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome