Observada pelo Prefeito Orestes Previtale, Dalva Berto discursa na abertura da Festa do Figo 2019

Dezessete vereadores compõem a Câmara Municipal de Valinhos e, quero crer,  a maioria deles se esforça para cumprir bem o mandato que lhes foi conferido pelo povo e justificar as modernas instalações e o vasto quadro de funcionários e assessores do poder legislativo valinhense.

Como de resto acontece com os detentores de cargos públicos pelo Brasil afora, toda esta estrutura padece, cada vez mais, da crescente falta de credibilidade e do perigoso distanciamento de quem eles representam: o povo.

Por isso, é uma surpresa muito positiva a determinação da Presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), de promover alterações no Regimento Interno do Legislativo, com o objetivo “de dinamizar as sessões e sintonizá-las com as novas tecnologias, redes sociais e com a nova forma de comunicação entre as pessoas”.

Os que acompanham o trabalho dos vereadores ficam à beira de um ataque de nervos com o ritual antiquado, enfadonho e pouco inteligente. Dá vontade de dar um presta atenção, por exemplo, no edil cara de pau que chega atrasado à reunião e a interrompe com um pedido de “fazer constar a minha presença”, depois da deprimente chamada, digna de corar a Escolinha do Professor Raimundo.  E o que dizer das leituras intermináveis de moções, requerimentos e votos de louvor e pesar, deixando as discussões mais importantes para depois?

Dalva Berto tornou público, inclusive, que pretende abrir a Casa e propiciar o incremento da participação popular, e não ficou só no discurso, na semana passada tratou de nomear os vereadores e servidores que farão parte da comissão responsável pela elaboração de propostas de alteração do Regimento.

A comissão será presidida pelo vereador Alécio Cau (PDT), enquanto Henrique Conti (PV) será o relator, além da participação dos seus colegas Mayr (PV), Giba (MDB), Franklin (PSDB) e Edson Secafim (Progressistas).

Será um grande teste para se apurar qual o perfil da mentalidade predominante entre os vereadores valinhenses. A conferir…

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome