
É com essa reflexão que nasce o ‘Retratos Valinhenses’, uma viagem através de histórias e pessoas que compõe a nossa cidade. Como funciona? Vamos até a diferentes lugares da cidade ouvir suas histórias e registrar a histórias de diferentes pessoas de Valinhos. Cada uma delas nos fala sobre a relação que tem com a cidade, sobre suas lutas e conquistas pessoais, seus sonhos e conquistas. Enfim, dividem conosco um pouco de suas vidas. Depois esta entrevista vira um depoimento que, acompanhado de um retrato fotográfico, semanalmente será publicado aqui nessa coluna.
As publicações são sobretudo um convite para pensarmos a alteridade, o diferente. Como entender que sem o preto não conheceríamos o branco; sem a tristeza, não saberíamos o que é alegria. Como ver no diferente e no novo uma fonte de riqueza e não algo que gera instabilidade? Como não se fechar em simples e banais estereótipos? Afinal, nem todos que moram em uma favela estão lá por falta de esforço, assim como nem todos que moram em condomínios são burgueses exploradores. Simplificações que apesar de frequentemente sentidas na sociedade, não ajudam em nada o longo e árduo processo de criação de uma identidade abrangente e inclusiva. Acreditamos que a caminhada atrás da resposta ‘Qual a cara desse novo Valinhense?’ seja de fundamental importância para diminuirmos o vazio de conhecimento que existe pessoas que vivem realidades muito diferentes dentro da pequena Valinhos e nos permitam assim ver além dos estereótipos que nos são montados durante a vida. Buscar essa resposta nos ajuda a diminuir o dominante discurso polarizado, de nós contra eles – paragatas e gravatinhas para os mais antigos – que não vê o mais simples dos aspectos: só existe o nós. Com grandes diferenças, sim, mas com diferenças que nos enriquecem ao invés de nos enfraquecerem. O projeto é um convite para embarcar nessa viagem e se permitir surpreender pelas histórias de pessoas que não temos tempo de ouvir em nosso corrido cotidiano.
Retratos Valinhenses é uma parceria entre o Portal Pé de Figo e o Projeto Retratos Brasileiros que foi idealizada e organizado pelo Ocupe.Arte: Valinhos.