O valinhense Fábio Motta, estudante de biologia, faz um relato interessante sobre os saguis que vemos diariamente na cidade, pulando de árvore em árvore e se equilibrando nos fios de eletricidade.

Quem são os saguis que habitam Valinhos?

Sagui, mico ou sauim, são vários os nomes que são dados aos macaquinhos do gênero Callithrix, sendo duas as espécies que estão habitando Valinhos, saguis de tufos preto (Callithrix penicillata) e saguis de tufos brancos (Callithrix jacchus), porém apenas o sagui de tufos pretos é realmente nativo de nossa região, sendo o Sagui de tufo branco uma vítima do tráfico de animais silvestres, este que trouxe o resultado de uma prejudicial invasão biológica!! Porém hoje, diversas medidas são tomadas para controle desses animais, que além de muito lindos, são ricos em hábitos e comportamentos em vida livre, possuem uma vida comunitária complexa que aos poucos é cada vez mais desvendada pelos primatólogos.

Quem é o sagui branco avistado?

O sagui branco que foi registrado, nada mais é do que um sagui de tufos pretos (C. Penicillata), com um fenômeno chamado leucismo, uma mutação genética recessiva, que faz com que uma boa parte do corpo fique com essa coloração branca, porém o que mais impressiona, é que esse indivíduo está no tamanho adulto, o que é muito raro para animais que possuem naturalmente uma coloração mais escura e nascem com a condição de leucismo ou de albinismo, o que apenas demonstra como a biodiversidade vem perdendo espaço, em condições naturais um animal como esse muito provavelmente teria sido predado, porém nossos predadores estão perdendo cada dia mais espaço ou pior, a vida.

“O sagui branco que foi registrado, nada mais é do que um sagui de tufos pretos (C. Penicillata), com um fenômeno chamado leucismo”

Qual a Importância desses animais na natureza?

Como todo e qualquer animal silvestres, estes pertencem à teia da cadeia alimentar, participando como predador e presa, comedor de ovos, pequenos vertebrados e invertebrados, mas também complementando seu cardápio com frutas silvestres, atuando como um importante dispersor de sementes, ou seja, auxiliando no reflorestamento e cumprindo sua parte em toda essa teia.

Como nós, humanos devemos agir em relação a esses animais?

Os primatas são animais complexos e inteligentes, muito adaptáveis, se adicionarmos o quão fofos eles são, conseguimos a combinação perfeita para querermos interagir, como tentar alimentá-los por exemplo, Porém isso pode causar um grande impacto em toda teia do ecossistema, os machos que por sua vez gastariam energia e gordura em busca de alimento, agora com essa oferta sem esforço, as acumulam para reprodução, e quando indivíduos de uma espécie reproduzem descontroladamente, o impacto na biodiversidade é grande, a competição fica mais fácil quando a comunidade possui indivíduos além da conta, e geralmente as aves são as mais afetadas, porém toda biodiversidade sofre as consequências. Devemos observar e admirar esses animais, protegendo as remanescentes áreas verdes, tentando garantir sempre que possam viver a vida de forma natural, sem interferência. O selvagem só é espetacular porque é simplesmente, selvagem.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome