A Prefeitura de Valinhos vai ampliar a vacinação contra o sarampo em bebês de seis meses a 1 ano a partir da próxima segunda-feira (26).

A Secretaria da Saúde foi notificada nesta sexta-feira (23) pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas a adotar a ampliação. A determinação foi dada pelo Ministério da Saúde, solicitando que todo o país realize a vacinação nessa faixa etária, devido ao surto da doença.

O Município, no entanto, não possui casos confirmados da doença. De acordo com último dado divulgado pela Vigilância Epidemiológica são 21 notificações em 2019, sendo dois casos negativos e 19 que ainda aguardam os resultados. No Brasil, há 1,6 mil casos confirmados da doença.

Segundo comunicado enviado pelo órgão, a aplicação da chamada Dose Zero é extremamente importante para reduzir a incidência e a gravidade da doença nos menores de um ano de idade. A imunização é feita com a vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.

O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com reforço aos 15 meses. Menores de 29 anos devem ter tomado duas doses da vacina, enquanto os maiores de 29 anos devem ter uma única dose tomada. Pessoas com mais de 60 anos não precisam ser vacinadas.

“Solicitamos cerca de oito mil doses para promovermos a ampliação da vacina e os bloqueios vacinais que serão realizados nos próximos dias. Também é importante reforçarmos que a carteira de vacinação deve ser levada no posto de saúde, para que o documento seja atualizado”, disse a diretora do Departamento de Saúde Coletiva de Valinhos, Cláudia Maria dos Santos.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (19) 3829-5676, na Vigilância Epidemiológica ou pelo atendimento 156, via telefone ou pelo aplicativo E-Ouve.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome