Organização estima público de 150 mil pessoas nos três finais de semana da festa.

Tudo pronto para a abertura do maior e mais importante evento cultural e turístico de Valinhos. Com expectativa de público de mais de 150 mil pessoas nos três finais de semana, a cidade abre neste sábado, dia 18, a partir das 9h, a 71ª edição da Festa do Figo e da 26ª Expogoiaba.

A Rainha Anny Eduarda Manoel  e as princesas Verônica Vilas Boas e Gabriela Rodrigues Antonioli recebem visitantes e convidados para a cerimônia de abertura, que vai acontecer no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.

Antes do Cerimonial Oficial, às 9h, será celebrada uma Missa Especial em agradecimento à realização do evento e à safra de figos e goiabas. Serão 13 dias de festa, incluindo o feriado municipal de 20 de janeiro, dia de São Sebastião. Nesse dia, o Parque Municipal abrirá ás 17h30 com uma programação especial destinada à família valinhense.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Gustavo Previtali, a Festa do Figo deste ano foi planejada com muito carinho e atenção que ela merece para atender a família valinhense e os visitantes. “Recebemos a missão de organizar nosso mais importante evento, valorizando o homem do campo e nossas colônias, a italiana e a japonesa, e assim fizemos. Será uma festa para a família, com muita alegria, diversão, música e frutas”, afirmou.

Após o ato oficial, acontece a inauguração da Exposição de Frutas da 71ª Festa do Figo e da 26ª Expogoiaba no Pavilhão Victório Bissoto e, na sequência, o prefeito Orestes Previtale Júnior e autoridades abrem o pavilhão de venda de frutas, marcando assim oficialmente a abertura do evento.

A Festa do Figo é o evento mais esperado pela população valinhense e sua organização envolve diretamente mais de 100 pessoas, entre integrantes da Comissão Organizadora, equipes da Prefeitura, Sindicato Rural, Associação Agrícola e representantes das entidades assistenciais através da ASSERUTIL ( Associação das Entidades de Assistência de Utilidade Comunitária de Valinhos) e da a FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos).

Além disso, também estão envolvidos diretamente na realização da festa mais de 500 voluntários que atuam em pontos diversos, como no estacionamento do evento, barraca do lanche de calabresa, restaurante italiano, restaurante japonês e no espaço do Fundo Social de Solidariedade. “A festa é nosso maior evento e tem grande impacto na economia local, especialmente para a agricultura, para nosso terceiro setor e para o turismo ao longo dos seus dias de realização”, destacou o prefeito Orestes.

INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA

Durante esta semana, as equipes da Prefeitura e de empresas terceirizadas deram os últimos retoques e acabamentos na infraestrutura do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini e dos pavilhões.

Em relação à segurança, a Comissão Organizadora contratou, através de licitação, empresa especializada para que todos os espaços da Festa do Figo possam ser cobertos. Além disso, a Guarda Civil Municipal (CGM) montou um esquema especial para atender o evento que na área externa contará com a presença da Polícia Militar.

EXPOSIÇÃO E VENDA DE FRUTAS

Em relação aos espaços de espaços, venda e leilão de frutas, a principal atração da festa, pouca coisa mudou segundo Previtali. “O comando desses espaços pertence ao Sindicato Rural e à Associação Agrícola, que acompanharam as reuniões da Comissão e tudo o que nos solicitaram foi atendido”, disse. Ainda segundo ele, Sindicato e Associação garantiram que, apesar do atraso na safra de figo, haverá muita fruta e de qualidade durante todos os dias de festa.

ÁREA DE ALIMENTAÇÃO

Na área de alimentação, haverá uma ampla variedade para todos os paladares, que incluem a tradicional barraca do lanche de calabresa, comandada pela ASSERUTIL, e os Espaços Italiano e Japonês, sob coordenação da FEAV. O espaço de gastronomia italiana será operado em parceria com a Paróquia de São Cristóvão.

FUNDO SOCIAL

O Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Renata Previtale, também marcará presença durante a 71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba com o seu tradicional espaço para a venda do figo com chantili, figo rami, shake de figo e goiaba, além de outras gostosuras. As novidades incluem brigadeiro de figo e de goiaba. Para dar conta do trabalho, a primeira-dama conta com uma grande equipe de voluntárias que irão se revezar ao longo dos dias de festa.

PARQUE DE DIVERSÕES

Roda gigante, carrinho de bate-bate, trem fantasma, entre outras atrações, irão fazer parte do parque de diversões  montado no recinto do parque municipal para animar a garotada.

CARROS ANTIGOS, PASSEIO CICLÍSTICO E DE MOTOS

Três atrações tradicionais da Festa do Figo e da Expogoiaba irão movimentar cada um dos três domingos de festa. No dia 19 acontece o tradicional Encontro de Carros Antigos promovido pelo Clube dos Carros Antigos de Valinhos. No dia 26 haverá o Passeio Ciclístico da Festa do Figo promovido pela Secretaria de Esportes e no dia 2 de fevereiro um grande encontro de motociclistas.

AGROTURISMO

Uma das principais atrações da Festa do Figo e Expogoiaba, o agroturismo leva os visitantes a um passeio encantador pela região produtora de frutas, Macuco e Reforma Agrária. Realizado em parceria entre a Comissão Organizadora, Departamento de Turismo e a Associação de Turismo Amigos do Vali, vai oferecer uma viagem rural durante os três finais de semana do evento.

MÚSICA

Boa música não vai faltar para atender a todos os gostos e estilos musicais, para isso as bandas locais serão valorizadas na programação do Palco 1, na Tenda do Tock, nas áreas de alimentação e com alguns músicos transitando entre o público durante o evento.

FEIRA DE ARTESANATO E CLUBE DE MÃES

Dois espaços importantes e que apresentam aos visitantes um pouco do artesanato produzido em Valinhos, a Feira de Artesanato, formada pelos artesãos da feira do Largo São Sebastião e da Estação das Artes, e o Clube de Mães de Valinhos são atrações também tradicionais da Festa do Figo e Expogoiaba.

Serviço

71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba

De 18 de janeiro a 2 de fevereiro

Local – Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini,

De quarta a sexta-feira das 17h às 22h30, sábados e domingos a partir das 9h

Dia 20/01 – Feriado Municipal – Dia de São Sebastião – das 17h às 22h30

Entrada franca

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome