"Vuoto", por Tomás Cajueiro

Torino, 03 de Agosto 2020 

“Dal vuoto, al volto” (Do vazio, aos rostos) uma reportagem fotográfica do valinhense Tomás Cajueiro em colaboração com o ‘Centro Servizi del Volontariato’ 

“Dal vuoto, al volto” é uma reportagem fotográfica realizado pelo fotógrafo Tomás Cajueiro em colaboração com Vol.To – Centro Servizi per il Volontariato di Torino que entre 27 de Julho e 30 de setembro está exposto na cidade de Turim, no Palácio Lascaris, sede do Conselho Regional do Piemonte. 

O projeto, que tem curadoria de Giovanna Rombaldi e participação do designer Bruno Consani, é um registro excepcional da pandemia na cidade de Turim através das lentes do fotógrafo que vive na cidade a pouco mais de um ano e se viu no meio de uma situação difícil e desafiadora. O trabalho cria uma ligação entre o vazio das ruas durante os dias de confinamento e o rosto dos voluntários que trabalharam em ONGs que davam suporte a pessoas em necessidade. 

As fotos foram tiradas de um lado nas ruas dos diferentes bairros da cidade e, em outro, dentro das associações sem fins lucrativos ativas mesmo naqueles dias difíceis. A reportagem é um importante e inédito testemunho de um momento histórico caracterizado pelo isolamento e pelo distanciamento social, mas também pelo a vontade de uma comunidade que, apesar de enfrentar um desafio histórico, se reúne para combater os efeitos sociais de uma inevitável crise econômica. 

AS RUAS VAZIAS 

A primeira parte da série fotográfica de Tomás Cajueiro é um testemunho histórico do vazio das ruas e de uma cidade assustada ao enfrentar um dos maiores desafios de sua história recente. Tomadas respeitando todas as medidas de segurança impostas na primeira fase da emergência sanitária, as fotografias transmitem simultaneamente a angústia da cidade que aguarda o despertar pós confinamento e a esperança de seus cidadãos de superar a situação inesperada e incerta. Os retratos de ruas sem pessoas, de interações sociais que ocorreram nas janelas, de reuniões por acaso na fila de supermercados ou farmácias, revelam muito bem uma cidade que em poucas semanas passou do normal para a maior crise das últimas décadas. 

O ROSTO DOS VOLUNTÁRIOS 

Sob o silêncio das grandes ruas e a solidão dos parques, no entanto, a sociedade de Turim mudou e mostrou uma enorme força e resiliência que são claramente evidentes na segunda parte da série: os retratos com e sem a máscara, em primeiro plano, de voluntários que combatem a pandemia em seus vários aspectos. As imagens capturadas em várias associações de Turim, em parceria com o Vol.To (Centro de Serviço de Voluntariado em Turim), querem colocar pela primeira vez no centro os voluntários que, enfrentando o risco à saúde, estão na vanguarda na luta contra os impactos sociais e econômico causado pelo surgimento do coronavírus. Esses voluntários são o rosto humano desta emergência histórica. 

Essa é a proposta da exposição ‘Dal vuoto al volto’, em português ‘Do vazio aos rostos’.  

SERVIÇO 

Exposição fotográfica ‘Dal vuoto al volto’ – ‘Do vazio aos rostos’ 

Fotógrafo: Tomás Cajueiro 

Curadora: Giovanna Rombaldi 

Data: 27/07/2020 a 30/09/2020 

Local: Palácio Lascaris ( Via dell’Arsenale, 14 – Turim, Itália) 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome