Após dois anos de trabalho, no último sábado dia 18 de maio, foi oficialmente fundada a Federação de Cooperativas Habitacionais (Fenacohab). A assembleia foi realizada no Centro Empresarial Vida Nova, em Taboão da Serra, empreendimento da Cooperativa Habitacional Vida Nova.

O arquiteto e urbanista Alexandre Tonetti foi eleito Presidente do Conselho Administrativo da Fenacohab e seu mandato, assim como de todo o Conselho, será de quatro anos.

Tonetti é fundador e atual presidente da Nova Ágora Cooperativa Habitacional, que já desenvolve projetos habitacionais em Valinhos e região nos moldes cooperativistas.

Além do presidente, o Conselho Administrativo da Federação é composto  pela Diretora Administrativa Dra. Marilene Trappel, representante da Cooperativa Vida Nova e pelo Diretor Financeiro Robson Santos, representante da Cooperativa Baalbek.

A Fenacohab trabalhará junto ao Congresso Nacional para aprovação de lei específica visando o cooperativismo habitacional, principalmente:

1 – Buscar o reconhecimento do ramo Habitacional novamente no sistema OCB; 2 – Fortalecimento do Cooperativismo Habitacional no país; 3 – Criar critérios de identificação da legalidade de cooperativas habitacionais; 4 – Fortalecimento da intercooperação entre diversos ramos do Cooperativismo; 5 – Buscar aproximação com Ministério Público Federal para definição do Cooperativismo Habitacional; 6 – Buscar ferramentas para aprimorar autogestão das cooperativas habitacionais; 7 – Buscar estudar a inclusão das cooperativas habitacionais nos programas de interesse do ramo; 8 – Fortalecimento junto ao Sescoop – Formação Profissional, Promoção Social; 9 – Desenvolver estudos, publicações, eventos, intercâmbios e capacitações com objetivo de fortalecer o cooperativismo habitacional; 10 – Buscar estudo para viabilidade de compra em comum; 11 – Buscar articulação política do Cooperativismo Habitacional no país; e 12 – Elaboração e articulação de legislação específica sobre cooperativismo habitacional.

As cooperativas habitacionais que constituíram os Conselhos Administrativo e Fiscal foram a Nova Ágora Cooperativa Habitacional, com sede em Valinhos, a Cooperativa Habitacional Vida Nova, com sede em Taboão da Serra e a Cooperativa Baalbek, com sede em São Paulo. Juntas essas cooperativas habitacionais possuem 35mil associados.

Ao todo mais dezenove cooperativas do Estado de São Paulo e duas de outros Estados estão aguardando o registro na JUCESP da Fenacohab para se associarem.

“Para nós, a fundação da Federação de Cooperativas Habitacionais encerra um ciclo de dois anos de trabalho e inicia um novo, onde as boas práticas de gestão constituirão um modelo a ser seguido, unificando procedimentos, fortalecendo o cooperativismo habitacional no país, e possibilitando a implantação de uma legislação federal específica para o ramo”, afirmou o Presidente da Federação Alexandre Tonetti.

O objetivo da Fenacohab surge para fortalecer o setor das cooperativas habitacionais

O Conselho Fiscal da nova Federação é  formado por dois membros de cada cooperativa, Alécio Cau e Michel Lorin, da Nova Ágora, Dra. Cristina Cardoso e Dr. Ubiratan, da Vida Nova, e Sônia e Fernando Ferrari, da Baalbek.

A sede da Fenacohab é na cidade de São Paulo, porém as reuniões do Conselho Administrativo seguirão um esquema de rodízio, sendo a próxima na cidade de Valinhos, na sede da Nova Ágora.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome