“Independentemente da presença ou não de sintomas, já existem evidências da ocorrência de transmissão pessoa a pessoa”
A Prefeitura de Valinhos reforça o alerta aos moradores de Valinhos sobre a importância do uso de máscaras no enfrentamento à pandemia da Covid-19. A Secretaria de Saúde recomenda a todos que usem máscaras de proteção facial sempre que precisarem sair de suas casas.
A Nota Técnica 03/2020 publicada na Imprensa oficial do dia 24, pelo Departamento de Saúde Coletiva, recomenda que todos coloquem a máscara facial assim que deixarem suas casas.
“Podem ser máscaras artesanais, descartáveis ou caseiras. O importante é que todos estejam usando quando precisarem ir para as ruas. Trata-se de uma medida simples que tem grande impacto na prevenção do coronavírus”, disse a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Claudia Maria dos Santos.
Segundo Claudia, as medidas recomendadas pela Secretaria da Saúde e pelo Ministério da Saúde, quando adotadas em conjunto, potencializam os efeitos da proteção contra o Covid-19 no município.

“O uso da máscara caseira como uma barreira física impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca no ambiente, contribuindo com a redução na transmissão e prevenção à disseminação do vírus Covid-19”, explicou a diretora.
Claudia afirmou que a adoção das medidas por toda a população e a colaboração de todos é extremamente importante para interromper a transmissão do vírus.
“Independentemente da presença ou não de sintomas, já existem evidências da ocorrência de transmissão pessoa a pessoa”, acrescentou a diretora Claudia.

O uso da máscara é ainda mais eficiente associado às práticas necessárias recomendadas pelo Ministério da Saúde e demais órgãos de Saúde, como o distanciamento e isolamento social, a correta e adequada higienização das mãos, destacou Claudia.
A Nota Técnica traz detalhes sobre o uso correto e a higienização das máscaras. Veja a seguir:
– O uso da máscara caseira é individual, não deve ser compartilhada entre familiares, amigos e outros;
– Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara;
– Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la; não fique ajustando a máscara;
– Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara;
– Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente;
– Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável);
– Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão;
– Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão;
– A máscara deve estar seca para sua reutilização;
– Após secagem da máscara utilize o ferro quente e acondicione a máscara em saco plástico;
– Trocar a máscara sempre que apresentar sujeira ou umidade;
– Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida;
– Ao sinal de desgaste da máscara, a mesma deve ser corretamente inutilizada e nova máscara deve ser providenciada.
Fonte: PMV
