A Prefeitura de Valinhos preparou uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 5 junho. O município, reconhecido pela vocação de preservar seus recursos naturais, receberá 500 mudas de árvores nativas no bairro São Bento do Recreio, que vai receber um parque ecológico, no alto da Serra dos Cocais.
O plantio está marcado para as 10 horas nas proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e será o pontapé para o lançamento do Parque Ecológico São Bento do Recreio.

A área, de 269.535 metros quadrados, fica na Estrada Municipal do Clube de Campo Valinhos, é coberta por vegetação variada em diferentes estágios e deverá receber plantios frequentes de mudas nativas, para proteger nascente e curso de água.

A proposta de criação do parque está prevista na Lei Municipal Nº 4.320/2008, que prevê a recuperação de Área de Proteção Permanente (APP) de onde foi, por vários anos, extraído granito róseo, de forma irregular. Em diversas vistorias da Prefeitura, fiscais constataram a presença de animais de criação no local, o que pode causar danos à área.

O projeto também prevê a abertura do parque para munícipes e estudantes, inclusive, para promover a importância da recuperação e da conservação do meio ambiente.

Educação ambiental

Também como parte das comemorações, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, entrega à Secretaria da Educação 40 computadores, dois projetores e seis impressoras que serão utilizados em duas salas de aula. Os equipamentos servirão para a realização de atividades relacionadas à Educação Ambiental nas escolas Dom Bosco, no Jardim São Marcos, e Carlos de Carvalho de Vieira Braga, no Jardim Pinheiros.

Reforma da UBS
Na solenidade de plantio das 500 mudas, o prefeito deve anunciar reformas na UBS do São Bento do Recreio. A unidade, que já recebeu melhorias no telhado por contrapartida da BM Engenharia para a Prefeitura, vai agora ganhar pintura externa, ampliação da recepção e impermeabilização da laje, além de adaptações de acessibilidade e mudança da sala de farmácia para a sala de inalação, ao custo estimado de R$ 250 mil, provenientes de emenda parlamentar.
 
Mudas
Foram escolhidas mudas de aldrago, angico vermelho, araçá gigante, capororoca, catiguá branco, catiguá vermelho, cereja do Rio Grande, coração de negro, jacarandá, limão bravo, pau d’alho, pêssego do mato, taiuva, bico de pato, canudo de pito, goiaba, paineira, cabreuva, embaúba, café de bugre, pata de vaca, falso barbatimão, figueira branca, leiteiro ingá, jatobá, mamoninha do mato, pitanga vermelha, talama, aroreira pimenteira, cambará, canafístula, guaçatonga, jenipapo, pau viola, sangra d´água, tamanqueira, trema e ipê branco.
 
Como surgiu
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para marcar o dia da abertura da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, realizado em 1972 na cidade de Estocolmo, capital da Suécia.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome