O número total de internados (somando-se UTIs e enfermarias da Santa Casa e Hospital Galileo) se manteve inalterado, com 60 pessoas.

Valinhos tem neste momento 37 pacientes internados (com suspeita ou confirmados) de coronavírus, sendo 21 em UTIs (11 na Santa Casa e 10 no Hospital Galileo) e outros 16 em enfermarias (12 na Santa Casa e 4 no Galileo).

A Secretaria da Saúde confirmou nesta quinta-feira (28) mais três mortes por covid-19 em Valinhos. Com isso, chega a 10 o total de óbitos provocados pelo coronavírus no município. Também foram confirmados nesta quinta-feira 24 novos casos da doença, o que eleva o número total de infectados para 159.

Os números tanto de mortes como de novos casos positivos são os maiores em um único dia já registrados pela Saúde desde o início da pandemia. Eles revelam, segundo os técnicos da Saúde, que a cidade mantém uma curva que identifica forte tendência de avanço da doença nas últimas semanas.

Dois dos novos registros de morte por covid-19 são de moradores de outras cidades (Campinas) que estavam internados no Município. O terceiro é de um morador da Vila Sônia, em Valinhos. Os pacientes eram uma mulher de 68 anos e dois homens (51 e 84 anos).

Do total de 159 casos já confirmados da doença, 94 são de moradores de Valinhos e 65 informaram que residem em outros municípios.

Há ainda na cidade quatro casos suspeitos de óbito à espera de resultados.

Os casos em investigação esperando resultados de exames no Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde, chegaram a 161.

Internações

Valinhos tem neste momento 37 pacientes internados (com suspeita ou confirmados) de coronavírus, sendo 21 em UTIs (11 na Santa Casa e 10 no Hospital Galileo) e outros 16 em enfermarias (12 na Santa Casa e 4 no Galileo).

A taxa de ocupação das UTIs segue próxima de 60%, segundo informações oficiais dos hospitais à Secretaria Municipal de Saúde, depois que o hospital Galileo aumentou a oferta de leitos desse tipo de 10 para 20. Na Santa Casa são 16. No total, o município tinha 26 e agora possui 36 leitos de UTI para pacientes com covid-19.

O Jardim Pinheiros e o Paiquerê são os bairros com o maior número de contaminados na cidade, com dez moradores cada.

Alteração

A Secretaria de Saúde de Campinas informou na última terça-feira (26) à Secretaria da Saúde de Valinhos que o homem de 69 anos que havia morrido no dia 5 de abril na Santa Casa não era morador de Valinhos. Ele tinha sido internado com o endereço de um familiar, mas residia na cidade vizinha. Dessa forma, o registro será alterado para óbito de não munícipe em Valinhos.

Valinhos tem então dez óbitos por covid-19 confirmados, sendo 4 de moradores e 6 de não moradores.

A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como trabalho, parentes e imóveis de veraneio (chácaras para finais de semana).

Fique em casa

A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus.

Confira os registros:

Dia 28/05/20, até 10h

– 94 positivos (86 recuperados, 4 internados e 4 óbitos)

– 65 positivos não munícipes (54 recuperados, 5 internados e 06 óbitos)

– 161 suspeitos em investigação

– 06 óbitos confirmados de não munícipes

– 04 óbitos confirmados de munícipes

– 239 casos descartados

– 04 óbitos em investigação  

– 22 óbitos descartados

– 21 pacientes suspeitos internados em UTI, sendo 11  na Santa Casa e 10 no hospital Galileo

– 16 pacientes suspeitos internados em enfermarias, sendo 12  internados na Santa Casa e 4 no Galileo

Lista completa dos casos confirmados de Covid-19 em Valinhos por bairro:

– 10 no Jardim Pinheiros

– 10 no Jardim Paiquerê 

– 5 no Ortizes

– 4 no Santa Cruz

– 4 no Roncáglia

– 4 no Parque das Colinas

– 4 no Chácara das Nações

– 3 na Vila Embaré

– 3 no Parque Nova Suíça

– 3 Jardim Alto da Colina

– 3 na Vila Pagano

– 3 no Parque Portugal

– 2 no Jardim Recanto

– 2 no Jardim Ribeiro

– 2 no Jardim Jurema

– 2 no Dois Córregos

– 2 no Jardim São Marcos

– 2 na Vila Sônia

– 2 no Fazenda São José

– 2 no Jardim Alto da Boa Vista

– 2 no Jardim do Lago

– 1 no Jardim Santa Helena

– 1 no Jardim Nova Palmares

– 1 no Jardim Nova Palmares 2

– 1 na Vila Olivo

– 1 na Vila Angeli

– 1 na Vila Faustina 2

– 1 no Jardim Santa Rosa

– 1 Santa Gertrudes

– 1 na Vila Santana

– 1 no Vale Verde

– 1 no Joapiranga

– 1 no Nova Era

– 1 no Parque Santana

– 1 no Jardim São Jorge

– 1 no Jardim Santo Antônio

– 1 no Jardim Centenário

– 1 no Jardim Soleil

– 1 na Chácara São Bento

– 1 no Jardim Lorena

– 65 moradores de outras cidades

 Mortes confirmadas

– Homem de 69 anos, morreu no dia 5 de abril na Santa Casa, onde estava internado desde o dia 1 de abril. O paciente tinha histórico de neumopatia crônica, cardiopatia e diabetes.

– Homem de 64 anos, internado no dia 26 de março e morreu no dia 29. Tinha histórico de pressão alta.

– Homem de 90 anos, internado no dia 2 de abril na Casa de Saúde, em Campinas, e teve alta no dia 4. Voltou a ser internado por complicações da doença no dia 9 e morreu no dia 14 de abril.

– Homem de 82 anos, internado na UTI Santa Casa dia 14 de abril e morreu dia 17 de abril. Morador de Campinas (Jardim Centenário), tinha comorbidades (doença neurológica, doença cardiovascular, diabetes e doença renal) e mantinha vínculos com Valinhos.

– Homem de 83 anos  internado na UTI do Hospital Galileo no dia 26 de abril. Morreu dia 26. Ele tinha comorbidades (doença cardiovascular e diabetes) e morava no bairro Brasil, em Itu (SP), mas mantinha vínculo com o município.

– Mulher de 71 anos, foi internada no Hospital Galileo no dia 23 de março e morreu no dia 5 de abril. Ela tinha doença cardiovascular. Moradora de Amparo e mantinha vínculos com Valinhos.

– Mulher de 83 anos, moradora do Parque das Colinas, internada dia 2 de maio na Santa Casa. Morreu no mesmo dia. Tinha histórico de doença cardiovascular.

– Um homem de 51 anos, morador da Vila Sônia. Tinha histórico de doença cardiovascular. Foi internado na UTI da Santa Casa dia 7 de maio e morreu dia 17.

– Uma mulher de 68 anos que tinha histórico de pneumopatia crônica. Foi internada na UTI Santa Casa dia 11 de maio e morreu dia 18. Moradora de Campinas.

– Um homem de 84 anos, sem comorbidades. Foi internado na UTI da Santa Casa no dia 21 de maio e morreu no dia 26. Morador de Campinas.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome