Imunização será entre os dias 4 e 31 de agosto

Começa no próximo dia 4 e segue até 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em Valinhos. O objetivo é imunizar 95% da população de crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias contra as duas doenças.

Estão ainda previstos dois dias especiais, chamados de “Dias D”, quando haverá esquemas especiais de divulgação e atendimento ao público, nos dias 4 e 18 de agosto.

“É muito importante que toda criança na faixa etária de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias seja revacinada para poliomielite e sarampo” (Cláudia Maria dos Santos)

 A campanha tem por objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença, bem como vacinar os menores de 5 anos de idade contra o sarampo, a caxumba  e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

 As campanhas contra poliomielite foram iniciadas em 1980, estando o País livre da doença desde 1990. Já as campanhas contra o sarampo são realizadas desde 1995, com a vacinação de população alvo específica que, na grande maioria das vezes, abrange as crianças de um a quatro anos de idade.

 “É muito importante que toda criança na faixa etária de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias seja revacinada para poliomielite e sarampo para que não ocorra a reintrodução do poliovirus selvagen, do sarampo e rubéola”, disse a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cláudia Maria dos Santos, explicando que a vacinação será indiscriminada na Campanha, ou seja, mesmo as crianças que já tenham tomado a vacina deverão ser imunizadas novamente.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome