Apelos de autoridades e especialistas são infrutíferos e a região de Campinas se afirma como de alto risco de contaminação.
Valinhos registrou os mais baixos índices de isolamento social nesta sexta (8), sábado (9) e domingo (11) desde o início da quarentena, justamente no período em que aumentam os números de contaminados no Município. A cidade soma nesta segunda-feira (11) 60 casos confirmados de covid-19 e seis mortes.
O índice de isolamento social em Valinhos na sexta-feira foi de 45%, o mais baixo do período, segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. O índice é três pontos percentuais mais baixo que o registrado na segunda-feira (4), quando estava em 48%, e 14 pontos percentuais mais baixo que no domingo, quando chegou a 59%.
Os resultados da semana de segunda-feira (4) a domingo (10) representam as menores médias semanais desde o início da quarentena. No sábado, o índice foi de 51% e no domingo, foi de 54%. A média dos quatro sábados de abril foi de 55,75% de isolamento social e a média dos quatro domingos de abril foi de 59,5%.
Na sexta-feira (8), o Governo do Estado informou nesta que aceleração acentuada da contaminação por coronavírus em São Paulo coincide com a queda nos índices de isolamento social em todo o Estado.
A média paulista chegou a 46% na sexta (8), 50% no sábado e 53% no domingo, muito longe da taxa considerada ideal, de 70%, e abaixo do mínimo de 55% estipulado como nova meta pelas autoridades em saúde.

O Estado de São Paulo tem nesta segunda-feira 45,4 mil casos confirmados e 3,7 mil mortes. Na sexta, eram 39,9 mil casos confirmados e 3,2 mil mortes. Valinhos tem 60 casos confirmados e seis mortes, sendo 41 casos em Valinhos, com três mortes, e 19 de outros municípios, com três mortes, pessoas atendidas em Valinhos porque têm ligação com a cidade.
O governo de São Paulo está classificando as regiões do Estado como zona vermelha (maior risco), amarela (risco elevado) e verde (menor risco) para determinar o isolamento social e índices de contaminação. A região de Campinas, onde está Valinhos, é considerada zona vermelha, assim como a região metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista.
A taxa de isolamento 70%, segundo o Governo do Estado, é a ideal para evitar uma disparada nos casos de contaminação, o que pode comprometer todo o sistema de saúde.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
Fonte: PMV
