A Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Valinhos promove, a partir de julho, castração de cães e gatos diariamente na nova sede, inaugurada no mês passado. Hoje, as cirurgias acontecem em dois dias da semana. Os procedimentos são realizados gratuitamente em machos e fêmeas para controlar a população dos pets, prevenir a ocorrência de doenças e promover a posse responsável.

A ampliação do serviço busca diminuir a fila de castrações. Por conta da alta demanda, cerca de 800 animais aguardam a realização do procedimento. A Coordenadoria também está viabilizando convênios com clínicas particulares com o objetivo de desafogar a fila de espera.

O órgão prevê ainda ampliar para 25 o número de atendimentos clínicos por semana, durante toda a semana. Hoje, 15 animais passam por consultas médicas às quintas-feiras.

Um dos requisitos para a castração é que o animal seja domiciliado e o dono faça um cadastro para entrar na fila de espera. A Coordenadoria realiza castrações em animais de rua, desde que um tutor assuma a responsabilidade dos cuidados pós-operatórios.

“A castração cirúrgica previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, como doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal. Também é responsável por controlar o cio e a saúde da cadela. No caso dos machos, encerra a reprodução, evita o tumor de testículos e deixa o animal mais calmo”, disse o coordenador do Bem-Estar Animal, Mauro Pereira da Silva Neto.


Segundo Silva Neto, o procedimento é feito por ordem de cadastro e dura aproximadamente uma hora. “O responsável busca no mesmo dia, mas os animais de rua são nossa prioridade, devido à facilidade de procriação. Agora que temos um prédio só nosso, vamos flexibilizar os atendimentos e aumentar o número de cirurgias durante a semana. Nosso objetivo é zerar a fila e garantir atendimento com mais agilidade”, afirmou.

Para que o morador queira realizar a castração em seu gato ou cão, é necessário comparecer pessoalmente na unidade, munido de RG, CPF e comprovante de endereço. O prédio fica localizado na Alameda das Mangueiras, nº 828, no Parque Valinhos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para maiores informações, o telefone da Coordenadoria é o (19) 3829-2197.

Fonte: PMV

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome