O arquiteto e artista Flávio de Carvalho em sua casa modernista em Valinhos, no ano de 1972

Para marcar os 120 anos de nascimento do multiartista Flávio de Carvalho, que acontece no próximo dia 10 de agosto, a Prefeitura de Valinhos preparou uma programação especial com três eventos, dois workshops e uma palestra, que irão acontecer entre os dias 8 e 9 de agosto na Galeria João do Monte.

“Flávio de Carvalho escolheu Valinhos para viver e foi na cidade que construiu o marco pioneiro da arquitetura moderna do Brasil, a casa onde morou, na Fazenda Capuava. Ele é cidadão honorário valinhense , reconhecido internacionalmente.  Valinhos precisa enaltecer seu legado e sua memória”, afirmou o secretário de Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big.

O arquiteto de saia pelas ruas de São Paulo

O Traje de Verão de Flávio de Carvalho foi uma nova proposta de figurino masculino, que considerava adequado ao clima tropical brasileiro. Ele chocou os paulistanos ao desfilar pelas ruas do centro, em 1956, com saia de pregas, blusa de mangas bufantes, meia arrastão, chapéu e sandália de couro.

Flávio de Carvalho, engenheiro, arquiteto pioneiro do modernismo no Brasil, agitador cultural, artista plástico, pensador é das mais “deleuzianas” figuras que antecederam o pós-estruturalismo: o homem que afrontou a moral careta de São Paulo durante 50 anos viveu a revolta sem ressentimento : “resistir à morte, à servidão, ao intolerável, à vergonha, ao presente” segundo Deleuze pode se encaixar perfeitamente ao Flávio de saias pela Barão de Itapetininga, o imoralista priápico, o mestre do traçado que imortalizou os últimos momentos da mãe: alguém que pranteava criando. A existência como “experiência” : Flávio era um projetista do futuro, um virtuose de novos moldes de expressão: Flávio era do caralho! Rizomático gozador que deitou sementes libertárias, mesmo que ainda não valorizado pela extensão e profundidade imanente de sua obra desconcertante. (Flávio Viegas Amoreira)

No dia 8 de agosto, o professor Antônio Stopiglia, ex-secretário de Cultura e estudioso da obra de Flávio de Carvalho, realiza, a convite da Secretaria de Cultura, dois workshops e uma palestra na Galeria João do Monte, com exposição de uma réplica do New Look (Traje de Verão) de Flávio de Carvalho. O primeiro workshop acontece no período da manhã, das 9h30 às 11h30, e outro à tarde, das 14h30às 16h30.

A casa de Flávio de Carvalho, no Bairro Capuava, é uma das indicadas às 14 Maravilhas de Valinhos

No dia 9 de agosto, às 20h, no Auditório da Câmara Municipal, acontece a palestra que terá a exposição de uma réplica do New Look (Traje de Verão) e de uma maquete da Casa Modernista, construída pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte. A palestra terá duração de 1h30 e na sequência os participantes poderão fazer perguntas.

Durante a palestra na Câmara Municipal de Valinhos, haverá uma performance baseada no espetáculo teatral “O Bailado do Deus Morto”, conduzida pelo professor de dança e diretor de Cultura, Alex Kiton.

O multiartista

Flávio de Carvalho nasceu no dia 10 de agosto de 1899 na cidade de Amparo da Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro. Formou-se em engenharia civil pela Universidade de Durham, Armstrong College, Inglaterra, em 24 de junho de 1922.

Durante o período em que cursou engenharia civil na Inglaterra, frequentou aulas noturnas na King Edward the Seventh School of Fine Arts.

Notabilizou-se como engenheiro civil, arquiteto, calculista, desenhista, pintor, escritor, cenógrafo e teatrólogo, tendo concebido a maior parte da sua obra em Valinhos, na Fazenda Capuava, onde construiu a Casa Modernista, marco inicial da Arquitetura Moderna no Brasil. Morreu em Valinhos no dia 4 de junho de 1973. Seu corpo está sepultado no Cemitério São João Batista, em Valinhos.

SERVIÇO

Workshop sobre Flávio de Carvalho

Dia 8 de Agosto

Local – Galeria João do Monte

Horário – das 9h30 às 11h30 e 14h30 horas e às 16h30

Palestra sobre Flávio de Carvalho

Dia 9 de Agosto

Local – Auditório da Câmara Municipal

Horário – a partir das 20h

Informações – 3871-3646

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome