Teste rápido para Covid-19. A partir da coleta de uma gota de sangue, é possível detectar a presença de anticorpos. — Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O resultado positivo indica a presença de anticorpos contra o SARS-CoV-2, o que significa que houve exposição do indivíduo ao vírus, não sendo possível definir apenas pelo resultado do teste se há ou não infecção ativa no momento da testagem.

A rede pública de saúde de Valinhos recebeu 1.120 testes rápidos para diagnosticar a presença de anticorpos do novo coronavírus em um público específico do município.

Segundo a prefeitura, o material foi enviado pela Ministério da Saúde e faz parte de uma iniciativa para ampliar a testagem e aumentar a capacidade de notificação da Covid-19.

O exame é feito com uma amostra de sangue e a precisão é próxima de 100%, informou a administração municipal. Ele passou por avaliação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz.

Os focos da testagem são os moradores com mais de 60 anos, além de profissionais da saúde e da segurança pública que estejam em atividade. Os familiares destes profissionais que residem no mesmo domicílio e apresentem sintomas de doença respiratória também estão incluídos.

Público-alvo:

  • Moradores com 60 anos ou mais.
  • Profissionais da saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde (APS), hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento (UPA).
  • Profissionais de segurança pública em atividade.
  • Familiares desses trabalhadores que residem no mesmo domicílio e apresentem sintomas de doença respiratória.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome