O projeto As 14 maravilhas de Valinhos, iniciativa da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), com apoio da Prefeitura de Valinhos, foi lançado no domingo (31/03) dentro do 1º Encontro Valinhos Ferroviário, no Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Pazinatto.

Uma Comissão criada pela Associação já trabalha no Projeto. Ela é formada por artistas, jornalistas, radialistas, pesquisadores e professores terá a missão de identificar e selecionar previamente aquelas que consideram as Maravilha de Valinhos, tanto as atuais, quanto as que existiram e que o progresso e o desenvolvimento da cidade acabou apagando da história.

Marcel Pazinatto é membro fundador da APHV

De acordo com Marcel Pazinatto, da APHV, o projeto quer envolver a população, de forma didática e participativa, no conhecimento e valorização do patrimônio de relevância histórica.

A ideia é selecionar, através de um processo previamente estabelecido, as sete maravilhas que ainda existem em nosso município e as sete maravilhas que foram apagadas pelo tempo na trajetória histórica de Valinhos.

“O projeto está apenas começando e a missão desta Comissão é identificar as Maravilhas, nesta fase não importando a quantidade e este foi o motivo de escolhermos para a Comissão expoentes de diversos segmentos. Já na segunda as maravilhas identificadas e escolhidas irão passar pelo crivo do voto popular, onde então iremos estabelecer as quatorze maravilhas de Valinhos”, explicou Marcel Pazinatto, integrante da diretoria da APHV.

De acordo com Marcel, nesta primeira fase a escolha deve refletir a preferência pessoal de cada membro da Comissão, com base no seu conhecimento da cidade e, sem limitação do número de “candidatos a potenciais maravilhas”. “Poderão ser consideradas ‘potenciais maravilhas’ os elementos materiais e naturais que existem ou existiram e que tiveram relevância histórica”, explicou.

A apresentação das “potenciais maravilhas” irá acontecer no mês de maio, durantes as Comemorações dos 123 Anos de Valinhos. “A partir da apresentação será aberta a votação popular através de um hotsite que será inserido junto ao site da APHV”, explicou Marcel. Durante o período de votação os valinhenses irão escolher as sete maravilhas atuais e as sete maravilhas que foram apagadas da história. O resultado final da seleção será apresentado em setembro durante o evento “Primavera dos Museus”.

Fonte: PMV

1 Comentário

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome