O projeto As 14 maravilhas de Valinhos, iniciativa da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, será lançado neste domingo (31), às 11h, dentro do 1º Encontro Valinhos Ferroviário, que acontece no Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Pazinatto.

De acordo com Marcel Pazinatto, da APHV, o projeto quer envolver a população, de forma didática e participativa, no conhecimento e valorização do patrimônio de relevância histórica.

A ideia é selecionar, através de um processo previamente estabelecido, as sete maravilhas que ainda existem em nosso município e as sete maravilhas que foram apagadas pelo tempo na trajetória histórica de Valinhos.

“Uma comissão está sendo criada pela Associação para ajudar na seleção das maravilhas que vão concorrer”, explicou Pazinatto. Segundo ele, a primeira fase deve estar concluída até o dia 12 de maio.

Para o Secretário de Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big, a iniciativa da Associação é louvável e tem todo o apoio da Secretaria. “Acredito ser uma forma criativa e colaborativa de envolver a população num processo de escolha. Isso vai mexer com a cidade”, disse.

Após o trabalho da comissão, as maravilhas identificadas serão submetidas ao voto popular, dentro das comemorações de aniversário de Valinhos, no mês de maio, durante a realização da 17ª Semana dos Museus, entre os dias 18 e 19. A votação se estenderá até a primeira quinzena de setembro.

A divulgação das maravilhas vencedoras acontece dentro do evento “Primavera de Museus”, na segunda quinzena de setembro. Mais informações serão repassadas durante e após o lançamento do projeto.

Fonte: PMV

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome