Público acompanha a sessão da Câmara de Vereadores de Valinhos

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão da última terça-feira (9), projeto de lei que prevê a criação de um programa de curso pré-vestibular gratuito em Valinhos para alunos de baixa renda. A proposta é que as aulas sejam oferecidas por meio de parceria solidária entre a Prefeitura e a comunidade. O texto é assinado pelos vereadores Alécio Cau (PDT), Mônica Morandi (PDT) e Kiko Beloni (PSB) e segue agora para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PSB).

De acordo com o projeto, poderão participar do programa alunos que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio na rede pública, bolsistas em escolas particulares ou pessoas que tenham concluído o Ensino Médio em até 12 meses antes da inscrição no programa. Como critério para seleção, seria adotada a renda per capita mensal do interessado, que não poderá ser acima de 12 Unidades Fiscais do Município, o equivalente a cerca de R$ 2 mil em valores atuais.

“Nós sabemos que a universidade pública e gratuita é um direito de todos, mas que, infelizmente, as condições de acesso a elas não são iguais para todos. Esse projeto vem suprir essa deficiência”, vereador Alécio Cau.

A participação de pessoas físicas e jurídicas poderá ser feita com repasse de materiais didáticos, equipamentos, disponibilização de espaço, patrocínio direto ou doações. Alunos de instituições de Ensino Superior poderão ministrar aulas no cursinho e descontar as horas trabalhadas no estágio obrigatório.

Vereador Alécio Cau (PDT) é o autor do Projeto de Lei que cria o Cursinho Popular

O vereador Alécio Cau, autor do projeto,  disse que o projeto visa aumentar as oportunidades de estudo aos estudantes. “Nós sabemos que a universidade pública e gratuita é um direito de todos, mas que, infelizmente, as condições de acesso a elas não são iguais para todos. Esse projeto vem suprir essa deficiência”, afirmou.

Fonte: CMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome