Na volta às aulas a escolha do transporte escolar é um item fundamental para os pais ficarem atentos. Em Valinhos, a Prefeitura emite o selo de inspeção veicular, garantindo as boas condições do transporte e a idoneidade do condutor. O trabalho de inspeção, realizado semestralmente, foi feito em janeiro.

“Na hora de os pais escolherem o transporte escolar para os filhos, fiquem atentos se o veículo tem o selo, que é azul”, recomenda a diretora do Departamento de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Rosana Ramos. Segundo ela, o selo indica que o veículo foi vistoriado por oficinas credenciadas pela Secretaria, o que gera confiança nos pais.

Além do laudo das oficinas credenciadas, garantindo que o veículo está em condições de trafegar com segurança, o condutor deve ainda apresentar à Secretaria de Mobilidade Urbana seus documentos, como CNH, certificado do curso de condutor de escolares, cópia de comprovante de residência e atestado de antecedentes criminais. “O selo significa que foi feita uma vistoria completa e tudo está regularizado”, resume Rosana.

Este ano passaram por inspeção cerca de 150 veículos, entre vans, peruas, ônibus e micro-ônibus, entre 7 e 31 de janeiro. A inspeção é obrigatória e feita em conjunto com o Detran Valinhos.

Outra dica dada pela Secretaria é os pais acompanharem ao menos uma vez o embarque dos filhos. “Os pais devem ficar alertas se cada criança está com cinto de segurança. Cada veículo tem uma capacidade de transporte que deve ser obedecida”, alega a diretora.

Em caso de dúvidas, os pais podem ligar para a Secretaria de Mobilidade Urbana, pelo telefone 3871-5857, solicitando o Departamento de Transportes, ou podem acionar o 156. A Secretaria também atende motoristas escolares que querem regularizar a atividade.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome