Motoristas que utilizam diariamente a Avenida Antonio Bento Ferraz, no Bairro Country Club, estão sendo surpreendidos com o recebimento de autuações por excesso de velocidade.

Há relatos de que alguns veículos foram flagrados 5, 10 e até 15 vezes acima dos 40km/h, que é a velocidade máxima permitida no local.

A via é usada, principalmente como rota de fuga do pedágio na Anhanguera, mas também por moradores de Vinhedo e Valinhos.

Falta de atenção e confusão com o período em que o radar ficou desligado

Segundo um agente de trânsito (amarelinho) o grande número de infrações era esperado tendo em vista que as pessoas fizeram confusão com o período em que o radar passou a operar, foi desligado e após um tempo voltou a funcionar, além da própria falta de atenção dos condutores, já que há sinalização indicativa do limite de 40km/h e da existência de fiscalização eletrônica.

Prefeitura diz que há sinalização acima do exigido por lei e orienta quanto aos recursos junto à Secretaria de Mobilidade Urbana

Questionada pelo Pé de Figo a respeito da grande incidência de autuações no local, a Prefeitura de Valinhos, através do seu departamento de comunicação, emitiu o seguinte esclarecimento:

SOBRE O QUESTIONAMENTO DOS RADARES – A sinalização no local apontado está instalada em quantidade superior ao que é definido pela legislação. Além das diversas placas indicativas do limite de velocidade, há ainda a informação que indica que aquela via tem controle eletrônico de velocidade.

No que se refere à questão dos recursos, todos os motoristas que não tenham autuação por velocidade nos últimos 12 meses e tenham sido notificados de infração leve ou média podem solicitar a conversão do registro em uma advertência junto à Secretaria de Mobilidade Urbana.

A Prefeitura tem acatado 100% desses casos. Porém, em caso de reincidência, a legislação veda uma segunda conversão pela mesma categoria de infração em período de 12 meses.

É preciso ainda salientar que a definição do imite de velocidade do local foi feita com base em estudos realizados por especialistas em trânsito e levou em consideração critérios exclusivamente técnicos estabelecidos pela legislação brasileira.

A referida via tem movimento elevado de veículos e ainda serve como rota de fuga de praças de pedágio, o que contribui para o intenso fluxo verificado durante todo o dia.

A Secretaria de Mobilidade Urbana salienta ainda que os motoristas que têm respeitado o limite estabelecido no local não estão enfrentando problemas com autuações.

EM TEMPO: Para solicitar a conversão da autuação em penalidade, o motorista deve preencher o formulário que pode ser obtido pela internet, anexar os documentos exigidos e assinar. Após, qualquer pessoa pode protocolar na secretaria de Mobilidade Urbana. Site: Recursos de Multas

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome